Por Padre José Ivanildo/CIC – Comissão Inspetorial de Comunicação
Entre os dias 25 e 30 de agosto, 22 salesianos dos estados do Pará, Rondônia e Amazonas participaram do primeiro ciclo dos exercícios espirituais de 2018. Com o tema – “Em comunidades fraternas a serviço da missão de acompanhar os jovens (C. 3)”, os retirantes foram convidados pelo pregador, Dom Flávio Giovenale, sdb – Bispo de Santarém, a revisitar a carta do Papa Francisco – Gaudete et exsultate, sobre a alegria da santidade, e os textos do Magistério Salesiano do CG27, a Carta de convocação do CG28 e a estreia 2018.
Essas diretrizes abordam aspectos prioritários da vida em comunidades fraternas e ação evangelizadora, princípios e urgências que não podemos renunciar. Esta experiência é um dom de Deus, tempo privilegiado para a oração, reflexão, descanso e convivência com os irmãos. Feito de ricos momentos de partilha e variados momentos oracionais.
O amor a Igreja e o serviço aos irmãos é caminho de fidelidade ao Senhor Jesus e projeto irrenunciável a quem deseja ser Discípulo Missionário da Boa Nova. Nele, com Ele e a partir d`Ele mergulham no mistério trinitário, construindo a vida pessoal e comunitária. “Na comunidade salesiana, nós nos sentimos convocados pelo Pai para sermos discípulos de Cristo com os irmãos pela missão de salvação dos jovens. Percebemos as ligações que nos unem uns aos outros como reflexo da infinita comunhão de amor que une entre si o Pai, o Filho e o Espírito Santo” (CG27).
Um ponto de bastante destaque no Retiro foi o retorno à Casa de Retiro Monsenhor Giordano, na Zona Leste de Manaus. “Em casa nos sentimos sempre mais a vontade”, concluiu um dos retirantes.
Agradecemos aos retirantes à boa disposição, o P. Inspetor pela presença e atendimento aos irmãos, o P. Ecônomo pelo redobrado esforço de preparar a casa de retiro e serviços para o bom andamento das atividades.