EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

I Encontro dos Ex-alunos Salesianos de Manicor&eacute

Na última sexta-feira, 14 de novembro de 2008, aconteceu no salão catequético da Paróquia Nossa Senhora das Dores na cidade de MANICORÉ-AM, o I Encontro dos Ex-alunos Salesianas. Foram convocados aqueles que fizeram alguma fase de formação salesiana: aspirantado, pré-noviciado, noviciado, pós-noviciado, tirocínio, teologado… Um pouco mais de 30 ex-alunos foram convidados mediante uma carta elaborada pelo pároco, padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira). Dezessete responderam positivamente e compareceram ao evento, outros, se desculparam justificando a ausência.

No primeiro momento da reunião, os participantes relataram suas experiências vividas em cada fase de formação, destacando a vida de oração e boa noite, o testemunho dos salesianos, o exercício dos dons pessoais (cantar, tocar, representar…), a experiência dos retiros espirituais (“retiro da boa morte”), os momentos culturais, o trabalho manual comunitário (na horta, pomar, cuidado com animais, zelo pelo ambiente de convivência…), a animação dos oratórios, a convivência comunitária etc. Essa descrição personalizada aconteceu dentro de um clima de muita alegria e bom humor revelador de saudade. Não faltaram aquelas boas risadas! Essa experiência formativa, hoje significativa herança, despertou no coração de todos os participantes a vontade de renovar o engajamento pastoral, bem como, os capacitou para a boa convivência na família e na sociedade, na sala de aula como educador (vida profissional), na educação dos filhos e no repasse cotidiano a outros dos valores salesianos.

Na segunda parte da reunião o Pe. Bira apresentou-lhes algumas provocações: é possível envolver os ausentes? Podemos sonhar juntos? O que podemos projetar associativamente? Como podemos transmitir a beleza da herança recebida? Após um tempo de cochicho “a dois”, iniciou-se a partilha de inquietudes onde sugiram várias preocupações: com a educação das crianças católicas da cidade, desejo de fundação de uma escola (a maioria dos ex-alunos são professores), fundação dos Oratórios nas comunidades, resgate dos jovens mais perdidos da cidade (dominados pelos vícios das drogas), fundação da pastoral do esporte etc.

A partir dessas sugestões surgiu a reflexão sobre a necessidade de “renunciar para amar e servir” e da importância de cada um disponibilizar um pouco de tempo para empenhar-se em prol da salvação da juventude transmitindo-lhes o que aprenderam da espiritualidade salesiana. Os primeiros passos que o grupo dará, será a construção de um plano de ação para o ano de 2009 que pretende assumir as seguintes responsabilidades concretas: realização de encontros constantes para amadurecer a caminhada do grupo, promover projetos de conscientização e mobilização social, a abertura dos oratórios festivos nas comunidades, uma presença mais viva da Paróquia em sintonia com o CG 26 e Documento de Aparecida que pede de cada fiel a promoção da missionariedade.

Contudo, a ação mais imediata como fruto que brotou desse I encontro, será o lançamento da Campanha “Construa um Centro Social por Um Real” em prol da construção de um centro de atendimento sócio-religioso no bairro do Andaraí, recém formado, ainda sem nenhuma infra-estrutura de atendimento sócio-religioso, lugar de muita pobreza e forte criminalidade infanto-juvenil. Roguemos a Deus, por interseção de São João Bosco, para que esse núcleo de ex-alunos se robusteça e se consolide pastoralmente, para que seja mais um instrumento de evangelização e anime o coração de toda a população católica de Manicoré, através da sua ação solidária e senso de responsabilidade social, perseverança na prática da igreja, no testemunho da espiritualidade salesiana recebida e vivência da honesta cidadania.

Em vista do reforço dos grupos, melhoria da convivência e fortalecimento da espiritualidade dos grupos da Família Salesiana em Manicoré, o Pároco, também Delegado para a Família Salesiana, reservou todos os meses uma missa especial animada pelos ex-alunos, ex-alunas e ADMA. É um esforço! O encontro foi tecnicamente articulado e animado espiritualmente pelo clérigo Salesiano Ilton Marques que também seu testemunho de jovem Salesiano em formação inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀