EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

I Encontro dos Ex-alunos Salesianos de Manicor&eacute

Na última sexta-feira, 14 de novembro de 2008, aconteceu no salão catequético da Paróquia Nossa Senhora das Dores na cidade de MANICORÉ-AM, o I Encontro dos Ex-alunos Salesianas. Foram convocados aqueles que fizeram alguma fase de formação salesiana: aspirantado, pré-noviciado, noviciado, pós-noviciado, tirocínio, teologado… Um pouco mais de 30 ex-alunos foram convidados mediante uma carta elaborada pelo pároco, padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira). Dezessete responderam positivamente e compareceram ao evento, outros, se desculparam justificando a ausência.

No primeiro momento da reunião, os participantes relataram suas experiências vividas em cada fase de formação, destacando a vida de oração e boa noite, o testemunho dos salesianos, o exercício dos dons pessoais (cantar, tocar, representar…), a experiência dos retiros espirituais (“retiro da boa morte”), os momentos culturais, o trabalho manual comunitário (na horta, pomar, cuidado com animais, zelo pelo ambiente de convivência…), a animação dos oratórios, a convivência comunitária etc. Essa descrição personalizada aconteceu dentro de um clima de muita alegria e bom humor revelador de saudade. Não faltaram aquelas boas risadas! Essa experiência formativa, hoje significativa herança, despertou no coração de todos os participantes a vontade de renovar o engajamento pastoral, bem como, os capacitou para a boa convivência na família e na sociedade, na sala de aula como educador (vida profissional), na educação dos filhos e no repasse cotidiano a outros dos valores salesianos.

Na segunda parte da reunião o Pe. Bira apresentou-lhes algumas provocações: é possível envolver os ausentes? Podemos sonhar juntos? O que podemos projetar associativamente? Como podemos transmitir a beleza da herança recebida? Após um tempo de cochicho “a dois”, iniciou-se a partilha de inquietudes onde sugiram várias preocupações: com a educação das crianças católicas da cidade, desejo de fundação de uma escola (a maioria dos ex-alunos são professores), fundação dos Oratórios nas comunidades, resgate dos jovens mais perdidos da cidade (dominados pelos vícios das drogas), fundação da pastoral do esporte etc.

A partir dessas sugestões surgiu a reflexão sobre a necessidade de “renunciar para amar e servir” e da importância de cada um disponibilizar um pouco de tempo para empenhar-se em prol da salvação da juventude transmitindo-lhes o que aprenderam da espiritualidade salesiana. Os primeiros passos que o grupo dará, será a construção de um plano de ação para o ano de 2009 que pretende assumir as seguintes responsabilidades concretas: realização de encontros constantes para amadurecer a caminhada do grupo, promover projetos de conscientização e mobilização social, a abertura dos oratórios festivos nas comunidades, uma presença mais viva da Paróquia em sintonia com o CG 26 e Documento de Aparecida que pede de cada fiel a promoção da missionariedade.

Contudo, a ação mais imediata como fruto que brotou desse I encontro, será o lançamento da Campanha “Construa um Centro Social por Um Real” em prol da construção de um centro de atendimento sócio-religioso no bairro do Andaraí, recém formado, ainda sem nenhuma infra-estrutura de atendimento sócio-religioso, lugar de muita pobreza e forte criminalidade infanto-juvenil. Roguemos a Deus, por interseção de São João Bosco, para que esse núcleo de ex-alunos se robusteça e se consolide pastoralmente, para que seja mais um instrumento de evangelização e anime o coração de toda a população católica de Manicoré, através da sua ação solidária e senso de responsabilidade social, perseverança na prática da igreja, no testemunho da espiritualidade salesiana recebida e vivência da honesta cidadania.

Em vista do reforço dos grupos, melhoria da convivência e fortalecimento da espiritualidade dos grupos da Família Salesiana em Manicoré, o Pároco, também Delegado para a Família Salesiana, reservou todos os meses uma missa especial animada pelos ex-alunos, ex-alunas e ADMA. É um esforço! O encontro foi tecnicamente articulado e animado espiritualmente pelo clérigo Salesiano Ilton Marques que também seu testemunho de jovem Salesiano em formação inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀