EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

I Encontro de Coordenadores Pedagógicos e Pastoral da RSE

Nos dias 12 e 13 de março aconteceu, no auditório da Paróquia de São José Operário-Centro, o primeiro Encontro Pedagógico de Coordenadores Pedagógicos e Pastoral da Rede Salesiana de Escolas da região norte do Brasil.

O tema do encontro foi “A escola salesiana em pastoral – Relação pedagógico-pastoral à luz do Sistema Preventivo em tempos de mudanças”. A temática foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Antonio Boeing, gerente de pastoral da Rede Salesiana de Escola. Os passos dados para a reflexão da temática foram: desafios da atualidade, papel da escola, projeto da RSE, e RSE em Pastoral.

Em tais passos discutiu-se que a Escola Salesiana é promotora da educação em uma perspectiva de evangelização. Segundo o documento de Aparecida da CNBB, “vivemos uma mudança de época e tais mudanças são rápidas em seus diversos níveis”. Os princípios pedagógicos nos falam sobre a necessidade de intensificar a relação com as famílias, para não cairmos na tentação da sociedade líquida que leva o ser humano ao esvaziamento da moral e dos valores. Enquanto escola devemos despertar nos educandos a ética, a estética e a mística, pois o fim da educação é a construção do ser. Neste sentido, é necessário favorecer o protagonismo do aluno na casa salesina, de modo que se torne na sociedade, um bom cristão e um honesto cidadão como queria Dom Bosco.

O encontro encerrou com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Francisco Lima (Pe. Chicão) e um festivo almoço para todos os eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀