Por Pastoral Juvenil / Inspetoria São Domingos Sávio –
A “Colônia Salesiana” (casa de Retiros) de Joboatão dos Guararapes (PE) sediou de 5 a 8 de março, o I Encontro Anual da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana. A comissão é formada por um representante das diversas Inspetorias Salesianas do Brasil (FMA-SDB) e se reúne duas vezes por ano em lugares diferentes.
Esta comissão já existe desde 1976 e tem como missão Pensar, Projetar, Animar, Acompanhar, Avaliar a Pastoral Juvenil Salesiana no Brasil segundo o carisma salesiano encarnando-se em diversos contextos de atividade e obras salesianas.
Vários importantes temas pastorais foram refletidos nessa reunião, como o estudo sobre o Ano Mariano e sua relação com a Pastoral Juvenil Salesiana; a organização do Seminário Nacional sobre a realidade juvenil em agosto de 2017; o aprimoramento do Projeto do Centro de Pastoral Juvenil Salesiano em Brasília; o estudo sobre família e a Pastoral Juvenil e a sua contribuição Salesiana no processo de preparação do Sínodo 2018, e a juventude, fé e discernimento vocacional.
Além dos momentos de estudo, a comissão também conta com momentos de trabalho em grupo, partilha de experiências pastorais, avaliação de compromissos, programação da agenda pastoral, celebrações, visitas à instituições salesianas e lazer.
O encontro contou com a participação de padre Antônio Ribeiro (pe Bira) e irmã Solange Sanches, coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, e no domingo, os jovens receberam a presença de padre Daniel García, do Dicastério da Pastoral Juvenil SDB, que presidiu a celebração eucarística e conduziu um momento de formação e reflexão.