EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

I conferência Municipal da Juventude de São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira/AM – Nos dias 25 e 26 de agosto do respectivo ano, aconteceu no Município de São Gabriel da Cachoeira – AM, a I Conferência Municipal da Juventude com o tema: Conquistar Direitos desenvolver o Brasil, e lema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos. Promovida pela Secretaria Municipal da Juventude (SEMJEL) e pelo Conselho Municipal da Juventude, formado por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, entre os quais dois salesianos do Centro Juvenil.

Participaram deste evento mais de 300 jovens provenientes de várias comunidades, colégios e organizações da cidade e interior. Estiveram presentes com palestrantes e facilitadores das salas temáticas o assessor especial da presidência, senhor Paulo Lima e membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) Sr. Christian Barnad, Délio Alves e Girlândia Batista.
Mas o que é a conferência da Juventude que tanto se tem falando nos últimos meses e que estará acontecendo em nível municipal, estadual e nacional até dezembro deste ano? Quais seus objetivos, metodologia de trabalho? A seguir alguns dados recortados do texto base preparatório da 2 Conferência Nacional.

Três anos após a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude (2008), o Governo Federal organiza o segundo processo de diálogo com a juventude brasileira. Durante o ano de 2011 jovens dos quatro cantos do Brasil, das mais variadas formas de expressão e diversas realidades sociais, participarão de espaços de discussão e diálogo sobre suas necessidades e sobre o presente e futuro do país.

O reconhecimento das demandas do segmento juvenil pelo Estado brasileiro foi inaugurado em 2003 e com a constituição da Política Nacional de Juventude em 2005 (criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude e do Projovem) demos o 1º passo para a construção de um novo lugar da juventude na agenda nacional, não mais vista como problema e sim como sujeitos de direitos.

A 2ª Conferência Nacional de Juventude será este grande momento para apontar os direitos assegurados na Emenda Constitucional 65, que incluiu a expressão juventude na Constituição Federal e indicou a necessidade da aprovação do Plano Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude. Ambas as peças estão em tramitação no Congresso Nacional e precisarão da mobilização da juventude para serem aprovadas e qualificadas pelas deliberações da Conferência.

A conferência municipal tem por objetivo propor um conjunto de diretrizes que sejam uma referência para o avanço dos Marcos Legais de Juventude e na elaboração de políticas de juventude nas mais variadas pastas do Estado sempre com a participação ativa da juventude.
A reflexão nas conferências foi pensada em cinco eixos temáticos que abarcam todas as dimensões da vida do jovem, sustentadas na idéia da juventude considerada como portadora de direitos próprios. A opção foi por não debater cada direito específico como uma caixinha isolada dos outros direitos. Dessa forma, são apresentados os direitos integrais da juventude aglutinados como eixos que expressam dimensões essenciais deste período da vida.

Muito nos alegra perceber pelo documento base a forte participação da Pastoral da Juventude na elaboração desta proposta, pois os eixos temáticos correspondem em grande medidas as orientações para o trabalho com os jovens presentes no documento 85 da CNBB. Nesta conferência foram eleitos dois delegados da PJ para a etapa estadual, que será nos dias 26-28 de outubro.

O centro Juvenil Salesiano foi um dos meios citados durante a conferência como lugar referencial no trabalho e atenção aos jovens Gabrielenses e que desejam possa continuar se atualizando para atender a juventude.

Oxalá as reflexões feitas nesta conferência e entregues as autoridades públicas sejam tomadas com a mesma seriedade e comprometimento que os jovens atenderam este convite preparando-se com diversos encontros para reflexão a esta conferência.

Mais notícias atualizadas sobre as conferências no site: www.conferenciadajuventude2-am.com.br/conferencia2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀