O Governo do Pará realiza de 24 a 25 de maio a I Conferência Paraense de Direitos Humanos e Eqüidade Social no Centro de Convenções da Amazônia, recentemente inaugurado.
A Conferência é concebida como um momento de diálogo, em que órgãos de governo e entidades do movimento social com atuação na defesa de diferentes segmentos, vítimas da violação de seus direitos, num processo vivo de formulação e troca de experiências, devendo resultar na configuração dos elementos para uma Política Estadual de Justiça e Direitos Humanos, assim como, para a formulação de um Sistema Estadual.
O Evento será enriquecido pela experiência de conferencistas nacionais e internacionais, sendo também um momento de congraçamento, resgate histórico e de elevação do espírito, pela lembrança dos lutadores e dos fatos históricos de lutas do nosso povo pelos direitos humanos.
O Salesiano do Trabalho participa da Conferência com a presença de suas Assistentes Sociais. Na solenidade de abertura, Pe. François Harb, entregou uma lembrança pelo dia de Nossa Senhora Auxiliadora à Secretária Estadual Socorro Gomes e aproveitou para parabenizá-la pela realização do evento. Para Socorro Gomes, ela espera que, ao final o governo do Pará venha a possuir um efetivo instrumento de conquista de direitos para os seus cidadãos, mais amadurecido e preparado, e assim, corresponder às expectativas da sociedade paraense por um ambiente de garantia aos direitos individuais e coletivos e pela conquista de espaços para maiores causas da humanidade.
Faz parte da Conferência, a Exposição Heróis da Justiça e dos Direitos Humanos no Pará, onde os conferencistas e o público em geral poderão contemplar da escravidão à Cabanagem; da resistência ao Golpe de 1964; a Guerrilha do Araguaia; a ocupação da Amazônia; os problemas fundiários e a luta pela reforma agrária; a exploração e prostituição infantil – tudo isso estará retratado na Exposição. Vale a pena conferir quem estiver aqui por Belém nestes dias.