EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Horizontes da Pastoral Juvenil Latino-Americana

Outro tema de estudo do IV Encontro dos Delegados da Pastoral Juvenil Salesiana do Cone Sul, em Montevidéu, foram os horizontes da PASTORAL JUVENIL LATINO-AMERICANA. O III Congresso Latino Americano de Jovens aconteceu em Los Teques, Venezuela, de 5 a 12 de setembro de 2010. Contou com a participação de aproximadamente 550 delegados/as, jovens e adultos, de 18 países. Teve como tema: Jovens da América Latina, Discípulos Missionários de Jesus Cristo hoje para a vida de nossos povos e como lema: "Caminhemos com Jesus para dar vida a nossos povos".

Horizontes da pastoral juvenil latino-americana: 

1. Uma Pastoral Juvenil orgânica, atrativa e atenta aos sinais dos tempos, que promova o encontro com Jesus Cristo vivo, a formação integral e o acompanhamento, para que o jovem seja verdadeiro discípulo missionário, comprometido na transformação da realidade. 

2. Uma Pastoral Juvenil de processos que acompanha o jovem na construção de seu projeto de vida, na formação de valores humanos e sua participação social a partir dos princípios evangélicos e a doutrina social da Igreja, que permita ao jovem ser crítico ante a realidade social, para transformá-la.

3. Uma Pastoral Juvenil que acompanhe os jovens através de processos de formação integral para potenciar neles o senso crítico e o cultivo de valores na construção da Civilização do Amor. 

4. Uma Pastoral Juvenil revitalizada que responda à realidade do jovem de hoje em suas diferentes etapas de desenvolvimento, a fim de que viva uma experiência de encontro com Cristo e assuma um compromisso social e eclesial.

5. Uma Pastoral Juvenil que priorize o protagonismo do/a jovem, acolhendo-o e reconhecendo-o como lugar teológico, de modo que possa contribuir na promoção de uma cultura de paz, na transformação das distintas realidades e na defesa da vida humana e do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀