EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Homenagem ao professor Catão

A faculdade de Teologia, Campus Unisal, Pio XI, Lapa-SP, neste início de atividades acadêmicas, teve a alegria de celebrar os 80 anos do professor Francisco Augusto Catão, com a realização de um colóquio teológico na manhã do dia 15/02. Professor Catão, como é conhecido por todos, é um dos nossos grandes teólogos brasileiros que muito nos honra com sua firme formação e sensibilidade aos tempos.
O tema do colóquio versou sobre uma dimensão muito importante da vida do professor Catão: A verdade e a vida no Espírito. Como teólogo tomista de grande envergadura, Catão, é aberto aos tempos e às mudanças do pensar teológico, contudo não perdeu a referência às fontes abundantes do conhecimento desde seus tempos de estudante na França.

Três conferencistas fizeram parte da mesa ilustrando assim o pensamento de Catão com as seguintes temáticas: A vida no Espírito, pelo professor e ex-aluno de Catão, Juvenal Saviam Filho; Educação religiosa, pela irmã paulina Luiza de Oliveria Sena e a Catequese no Brasil, pelo professor padre Luiz Alves de Lima, sdb. Nas palestras foi possível perceber a evolução do pensamento e os compromissos que ao longo desses anos o professor Catão tem assumido como intelectual comprometido com a prática teológica.

Algumas perguntas foram feitas pelos professores e alunos durante o debate. Questionado sobre quem é Deus? O professor Catão comentou com profundidade e simplicidade que “É mais fácil dizer algo sobre Jesus porque ele é a Palavra de Deus que veio ao nosso encontro, é a comunicação de Deus em forma humana-histórica. Por isso somos convidados a viver no Espírito de Jesus”. Outra pergunta bastante interessante versou sobre o Catecismo da Igreja Católica, livro sempre presente nas aulas do professor Catão. Questionado sobre a contribuição que o Catecismo dá ao estudo teológico ele respondeu que “o catecismo é o fruto e a reação da abertura feita pelo Concilio vaticano II. O Catecismo no lugar de ser um passo para trás, como queria algumas correntes teológicas, foi um avanço na compreensão dinâmica do texto conciliar”.

Além do colóquio, outra bela homenagem foi feita a Catão com a publicação do livro Frutos de gratidão em parceria Editora Paulinas e Unisal, com textos de ex-alunos do professor narrando aspectos importantes de seu pensamento. No final do evento o diretor da Faculdade, padre Ronaldo Zacarias, dirigiu palavras de agradecimento ao professor Catão que muito o sensibilizou. Iniciamos assim o ano fazendo nossa justa homenagem ao teólogo que todos admiramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀