/1/2010 – RMG – Mobiliza-se o mundo salesiano
——————————————————————————–
Documentos correlatos
RMG – Mensagem do Reitor-Mor aos Salesianos do Haiti
RMG – A presença salesiana no Haiti
Haiti – Trágicas atualizações depois do terremoto
——————————————————————————–
(ANS – Roma) – O mundo salesiano já está mobilizado para oportunas atividades de auxílio à população haitiana flagelada pelo sismo de terça-feira de tarde.
O Dicastério para as Missões da Congregação, com a colaboração da Procuradoria missionária salesiana de New Rochelle (EUA) e a “Don Bosco Network” (DBN), está empenhado na criação de uma rede de arrecadação de auxílios provenientes das Inspetorias e dos benfeitores de tudo o mundo. As Inspetorias da Espanha, da Venezuela e da Itália já estão atuando.
As Missões salesianas estão cooperando com as estruturas de “Catholic Charities”, “Catholic Relief Services” e “Feed the Children”, para enfrentar as emergências alimentares e sanitárias mais urgentes.
O Dicastério para as Missões pensa em coordenar, num segundo momento, as disponibilidades de recursos humanos e de voluntariado que estão chegando de várias regiões.
Muito difíceis ainda as comunicações no país: a organização “Feed the Children” está tentando contatar as várias casas salesianas do Haiti também com ligações `satelitares`; está-se, outrossim, montando uma rede de comunicação via e-mail entre as Procuradorias salesianas e as ONGs presentes no território, visando poder coordenar os socorros.
Nas primeiras horas da tarde – horário italiano – estará sendo ativada uma especial conta bancária para coletar dinheiro em favor dos flagelados do terremoto. Suas coordenadas são:
Citibank
238 North Ave.
New Rochelle, NY 10801
Account Number: 9959015692
Swift Number: CITIUS33
ABA Number: 021000089
Estão chegando entretanto outras notícias sobre os salesianos da Visitadoria Beato Filipe Rinaldi, do Haiti: o P. Attilio Stra, diretor da obra de Porto Príncipe-Enam ficou ferido; o P. Simon Gatine Joseph Maceus, criador do projeto “Timkatec” para a ajuda dos meninos de rua, de Petion-Ville, foi levado a Miami (EUA) para ser submetido a tratamentos médicos; mas suas condições não despertam maiores preocupações. Infelizmente, não se têm informações sobre a sorte dos mais de 200 alunos da escola de Porto Príncipe-Enam.
As tentativas de comunicação com os responsáveis da Visitadoria e com outros salesianos continuam difíceis.