EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

HÁ 83 ANOS DOM BOSCO ERA CANONIZADO

Por Comunicação / Inspetoria São DOmingos Sávio –

Há 83 anos, em 1º de abril de 1934, o mundo salesiano recebia com alegria a canonização de São João Bosco.

Nascido João Melchior Bosco, em Castelnuovo d’Asti, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815, Dom Bosco um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, dedicou sua vida aos jovens, e por isso, foi aclamado como o “Pai e Mestre da Juventude” por São João Paulo II no centenário de sua morte (Turim, 31 de janeiro de 1988).

Ainda criança, aos nove anos, teve um sonho e entendeu que deveria se dedicar à educação da juventude, e logo em seguida já começou a entreter os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração e instrução religiosa, onde teve a certeza da sua vocação como sacerdote, sendo ordenado, aos 26 anos de idade, começando assim seu trabalho no meio dos jovens mais pobres, fundando o oratório sob a proteção de São Francisco de Sales.

Junto com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e, com bons e ativos leigos, criou os Cooperadores Salesianos, para ajudar e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas formas de apostolado na Igreja. Entre os mais belos frutos de sua pedagogia destaca-se São Domingos Sávio.

Em 1859 São João Bosco fundou a Congregação Salesiana de Dom Bosco, uma congregação religiosa, católica, chamada Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem a São Francisco de Sales, conhecidos por salesianos de Dom Bosco (SDB).

Hoje espalhada pelos cinco continentes, a Congregação Salesiana, imergiu nas culturas dos países em que trabalham, tendo como seu papel principal a juventude, especialmente os pobres e em situação de risco. Os salesianos trabalham também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social e entre os povos ainda não evangelizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀