EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Gratidão e compromisso

Hoje, Dia Mundial das Missões, é o momento para agradecer. Nossa região deve sua fé ao trabalho de homens e mulheres que deixaram sua família, o bem estar de suas terras, e até a própria pátria. Vieram para cá, enfrentaram dificuldades de mudança climática e cultural, dedicaram-se de corpo e alma ao anúncio do Evangelho. Muitos morreram entre nós e seus corpos jazem em nossos cemitérios. Levantamos nossos corações agradecidos a Deus e pedimos que sejam nossos intercessores. Neste ano, queremos homenagear um homem e uma mulher que partiram recentemente para a eternidade após viverem a missão na Amazônia. Refiro-me a Padre Marcelo Bertolusso e Regina Tonial. Ele é mais conhecido porque viveu em Manaus e fundou o Pró-Menor Dom Bosco. Ela, com sua irmã gêmea Terezina, viveu alguns anos em trabalhos missionários em Manaquiri. Ele, um sacerdote salesiano, levou a sério o espírito do fundador de sua Congregação Religiosa, Dom Bosco que tinha um amor enorme e preocupações constantes pelos jovens pobres ou abandonados. Pe. Marcelo teve os mesmos sentimentos. Em Belém fundou a Escola Salesiana do Trabalho. Em Manaus instalou o Pró-Menor. Em Porto Velho dinamizou o Centro do Menor. Foi um grande missionário e deixou saudades. Regina tinha uma vontade imensa de evangelizar onde houvesse necessidade. Depois de duas experiências em nossa Arquidiocese, dedicou-se a orar pelas missões e confeccionar toalhas, bordados e crochês como apoio a comunidade do interior amazônico. Há cinco anos carregava em seu corpo uma doença que ofereceu pelos missionários do mundo e, em especial, da Amazônia. Foi um belo exemplo de leiga apaixonada por Jesus e pelo Reino de Deus.

Hoje, Dia Mundial das Missões, é acima de tudo momento de renovarmos nosso compromisso com o anúncio do Evangelho. Bento XVI enviou-nos uma mensagem de incentivo para a data. Partiu do pedido que os peregrinos gregos fizeram a Filipe (“Queremos ver Jesus” – Jo 12,21) para afirmar que os homens de nossos dias se voltam para nós e pedem que não só falemos de Jesus mas, também os façamos ver. Que saibamos responder bem.

Publicado no Jornal A Crítica do dia 24 de outubro de 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀