EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Gincana inspirada na CF 2007 mobiliza a juventude do CJS de São Grabriel

A semana de 15 a 20 de janeiro marcou de maneira positiva a juventude e os educadores do CJS de S. Gabriel. Inspirada no tema da CF 2007 que aborda a Amazônia foi organizada uma gincana juvenil com o lema Juventude construindo a vida na Amazônia. Sob a coordenação do Pe. José Maria e dos salesianos José Francisco e Márcio Alexandre foi elaborado um roteiro que procurou contemplar tanto a parte lúdica quanto formativa das atividades da gincana.


Entre os objetivos da gincana estavam os seguintes: reforçar na juventude o cuidado pelo meio ambiente através de uma conscientização ecológica, conhecer a vida de pessoas que são símbolos de luta pelos direitos dos povos da Amazônia, educar o jovem para um sentido de valorização e comprometimento com a vida humana, despertar lideranças para um processo de animação e engajamento nas atividades do CJS e fortalecer no jovem o apreço pelas suas raízes regionais.


Pode-se dizer que a gincana começou tímida, mas durante a semana foi ganhando força e adesão, tanto da juventude gabrielense quanto de outras entidades do município. Além dos educadores do CJS a proposta contou com a colaboração de universitários da UEA que participam do Projeto Segundo Tempo, assim como de um grupo de universitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que estão no município participando do Projeto Rondon.



Os momentos formativos foram bastante aproveitados pela garotada, até porque valiam pontuação durante a gincana através de questionários e encenações, mas o que se notou foi um clima de interesse pelos assuntos tratados, como por exemplo, destacou um jovem integrante da equipe Waupés: “Eu fiquei contente de conhecer a vida de Ajuricaba, um herói aqui da nossa região, que mostrou o valor da liberdade para os povos indígenas”. Além da figura de Ajuricaba forma apresentados outros personagens marcantes que lutaram pelos direitos dos povos da Amazônia como Chico Mendes (líder seringalista), Candido Rondon (marechal do exército) e Ir. Dorothy Stang (religiosa missionária).



A proposta da gincana foi tão bem aceita que os salesianos Francisco e Márcio, juntamente com os jovens líderes das equipes, foram convidados pelas duas rádios do município (Novo Milênio FM e Municipal AM) para falarem sobre as atividades realizadas. Como coroamento da gincana o grupo de teatro jovem Buburi apresentou a peça A verdadeira estória de Cinderela que arrancou risos e aplausos dos presentes. No final foi oferecido um almoço festivo, sendo que antes foi anunciado que todos participantes da gincana seriam premiados com um passeio no sítio da obra. Aí a alegria foi geral.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀