De 14-19 de abril aconteceu em Manaus, na casa de retiro Mornese (Salesianas) o Encontro do Quinquênio de 2024, que contou com a participação de 41 salesianos das 06 Inspetorias do Brasil. O encontro teve como tema; “Dimensão humana: afetividade”.
Momentos de diálogo, conversa e reflexão foram aprofundadas através das dimensões que o tema oferecia. Padre Josué Nascimento, coordenador de pastoral do colégio Dom Bosco de Manaus, refletiu sobre os “Componentes antropológicos e teológicos do amor e da afetividade na Bíblia”. O professor e psicólogo, César Lobato trabalhou a Formação da “Afetividade, vida comunitária e missão salesiana” e concluindo a etapa de formação, a psicóloga, Marly Paixão refletiu sobre a questão de “Desenvolvendo e ampliando a humanização e o respeito nos afetos.”
Foi um tema sugerido no último quinquênio realizado em Campo Grande, tratar da afetividade humana, que é importante para redescobrimos e aprofundar a experiência da afetividade, para trabalharmos com os jovens e comunidades onde estamos inseridos, afirmou o padre Denilson Bezerra da Inspetoria de Campo Grande que participou pela segunda vez do quinquênio.
Além da formação voltada para a afetividade, os participantes tiveram um dia de lazer conhecendo as belezas naturais da Amazônia. Momento de conhecer a cultura local, costumes e o trabalho realizado pelos salesianos da Região. O Quinquênio é um encontro promovido pela Comissão Nacional de Formação (CNF) que reúne salesianos com até cinco anos de Profissão Perpétua, para os irmãos, ou Ordenação Presbiteral, para padres.
Por Comunicação