EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

GALERIA DOS INSPETORES: Pe. LUÍS VENZON – TERCEIRO INSPETOR

Por Sâmia Sarmento, comunicação, ISDS

 

Luís Venzon nasceu em Fonzano (Itália), em 30 de março de 1911. Chegou ao Brasil em 25 novembro de 1929, aos 18 anos de idade. Fez seu noviciado em Lavrinhas – SP em 1930, professando os votos trienais em 31 de janeiro de 1931.

P. Luís ordenou-se sacerdote na cidade de São Paulo, em 8 de dezembro de 1939. Trabalhou em Lavrinhas no seu primeiro ano, logo após, foi chamado para ir às Missões em Manaus.

Na crônica de seu inspetorado, de apenas 4 páginas escrita por ele mesmo, consta ser assíduo quanto as visitas às casas. Visitas estas iniciadas 5 dias após sua tomada de posse. Esteve várias vezes com os noviços em Jaboatão – Pernambuco, com os estudantes de filosofia e teologia em São Paulo e São João del Rey, com dois Coadjutores da ISDS em Campinas e cumpriu também a visita canônica às casas das Irmãs.

Na sua última circular (24 de fevereiro de 1968), anuncia sua renúncia e apresenta o novo inspetor, P. Daniel Bissoli. Venzon trabalhou em seguida como diretor nas casas salesianas de Taracuá em Humaitá, passando depois para o colégio Dom Bosco de Manaus.

Luís Venzon faleceu em Manaus no dia 6 de junho de 1979, anos 68 anos, sendo, 48 de profissão religiosa e 38 de sacerdócio.

1 comentário em “GALERIA DOS INSPETORES: Pe. LUÍS VENZON – TERCEIRO INSPETOR”

  1. Meu pai foi aluno do Padre Luís Venzon no Colégio Don Bosco de Manaus. Padre Luíz também celebrou seu casamento! Minha mãe conta que ele também comprou um guarda-roupa antigo, de duas portas, gavetões inferiores e com duas colunas bem trabalhadas. Meu acha que ele gostou do guarda-roupa por ser um modelo alto e poderia guardar a batina. Meu pai tem uma memória única para os nomes. Muito bom ver o registro aqui! Hoje é dia de São José, e o Padre Luís foi pároco na Igreja de São José, na rua Visconde de Porto Alegre, Manaus!
    Hoje meu pai reside em Lisboa, Portugal. Todos os dias tenho novas estórias da antiga Manaus! Saudações Padre Luís!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀