EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

GALERIA DOS INSPETORES: DOM WALTER IVAN AZEVEDO – SEXTO INSPETOR

Por Sâmia Sarmento, Comunicação, ISDS

 

Dom Walter Ivan de Azevedo nasceu em São Paulo, no dia 8 de maio de 1926. Professou como salesiano em janeiro de 1944, sendo ordenado sacerdote em dezembro de 1953. Trabalhou como conselheiro, catequista e professor em Santa Catarina e em São Paulo até 1972.

Nos anos de 1973-4 até 1978 alcançou a láurea em Missiologia, na Universidade Pontifícia Urbaniana. Em 1976 iniciou sua experiência missionária no Norte do país, tendo trabalhado primeiramente em Rondônia por três anos. Foi inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio dos anos 1979 a dezembro de 1985.

Em 1986 trabalhava em Roma no Dicastério das Missões, quando Santa Sé o escolheu como Bispo coadjutor da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no alto rio Negro. Cargo que exerceu por um ano, assumindo depois a Diocese por 16 anos como sucessor de D. Miguel Algna.

A partir de 2002, já como bispo emérito, trabalhou três anos na Missão Yanomami de Maturacá, compondo alguns livrinhos de catequese em português e em Yanomami. Desde 2007 tornou-se membro do Centro Salesiano de Formação (CESAF), como professor e confessor. Ajudou incansavelmente nas celebrações litúrgicas e formações na área missionária Santos Mártires.

No dia 29.11.2018, transferiu-se para a comunidade salesiana do Colégio Dom Bosco, no centro de Manaus, onde passa a residir.

Dom Walter tem hoje, 92 anos. Escreve, faz caminhadas, atende confissões. É um Bispo simples, desprovido de pretensões ou privilégios, disponível e de profundidade espiritual.

1 comentário em “GALERIA DOS INSPETORES: DOM WALTER IVAN AZEVEDO – SEXTO INSPETOR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀