Dia 25 de abril é comemorado o dia do Contabilista. Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis celebram a data promovendo a Semana do Contabilista, que acontece desde o dia 22 no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco.
A programação conta com palestras que abordam temas como: Mudança da Lei Societária, proferida no dia 23 pelo professor doutor Milanez Silva e ainda o workshop Habilidades e Competências para o acadêmico de Ciências Contábeis, que acontece na noite de hoje (24/04) e que será conduzido pela coordenadora do curso, Delmina Rocha.
Está prevista ainda a Mostra de Projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) pelos alunos do 7º Período. A apresentação dos projetos de pesquisa está sob a coordenação dos professores Lourdes Butel, Eliana Veras, Jean Serrão, José Hadson, Marcos Paulo, Marcos Afonso, Milanez Silva e Paulo Sérgio.
Os alunos também participam produzindo peças teatrais sobre temas variados. Na abertura da semana o teatro abordou a questão do aborto com a peça “O Direito de Nascer”; no dia 23, foi a vez de “Os Ônus e os Bônus de ser Contador” e amanhã dia 25, será “Cada pessoa tem seu anjo, cada pedra tem seu dono”. A vice-diretora acadêmica, Meire Botelho, fará o encerramento da semana, que contará ainda com a participação da professora e psicóloga, Marinália Inês Rocha apresentando a palestra “Relacionamento Humano e Motivação na profissão de Contador”.
Para a coordenadora Delmina Rocha já é possível observar a evolução dos alunos. “A 3ª edição da Semana do Contabilista evidencia o progresso dos acadêmicos. Eles estão mais criativos, receptivos, espontâneos e conscientes do seu papel como futuros contadores. Além disso, promover uma semana de eventos traz melhores resultados do que realizar eventos isolados, pois oportuniza a participação de todos os professores e alunos”, declarou.
Origem do dia do Contabilista: Em 1916, o senador João Lyra Tavares já defendia no Senado a conveniência de se regularizar o exercício da profissão, acentuando a merecida e geral confiança nos profissionais da contabilidade, e foi ele que, em 25/04/1926, no Hotel Términus, em São Paulo, num memorável almoço, agradecendo as homenagens que lhe prestavam os contabilistas daquele Estado afirmou a certa altura: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o dia dos Contabilistas Brasileiros”. Estava instituído o “Dia do Contabilista”, não por decreto, mas por afirmação da vontade de um homem, que os seus colegas transformaram em realidade. Fonte: www.crc.org.br