EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FSDB REALIZA SIMPÓSIO DE FILOSOFIA SOBRE O ISLAMISMO

Por Comsoc/ISMA –

A Faculdade Salesiana Dom Bosco, realizou dia 21, o Simpósio da Filosofia das Religiões: Islamismo o Radicalismo Religioso e a sua Relação com a Violência”.

O evento tratou de um tema de grande relevância na atualidade, haja vista os graves fatos de violência provocados por grupos extremistas islâmicos abalando o mundo, que levam a consequências graves como o medo do Islamismo, o preconceito, a desconfiança, a intolerância, a xenofobia etc.

A diretora executiva da Faculdade Salesiana Dom Bosco, professora Meire Botelho, enfatizou na abertura que a FSDB não tem preconceito com nenhuma religião “Somos [a FSDB] uma Instituição Cristã, Católica, Salesiana, que tem um carisma e uma confissão religiosa própria, mas desde a sua inauguração está aberta a todas as denominações religiosas” e continuou explicando sobre a religião “A Faculdade prioriza em suas práticas, o discurso intercultural religioso e o respeito a todas as manifestações religiosas e que, espera-se, como nos pede o Papa Francisco que juntos possamos não somente refletir, mas nos unir na promoção da Paz”.

Ao finalizar seu discurso a diretora finalizou dizendo “Que almeja-se, com o simpósio, dentre outros objetivos, compreender o significado do Islamismo e favorecer a reflexão crítica sobre a pluralidade religiosa, assim, com essa compreensão, que possamos juntos ajudar a promover a paz e a justiça social”.

O simpósio favoreceu ao diálogo e a reflexão sobre a convivência com pessoas adeptas da religião islâmica em nosso meio, sobre a necessidade da educação para o respeito à diversidade de credos, para a tolerância e a paz. “Somente a reflexão e a socialização do conhecimento pode ajudar afugentar o medo e o preconceito contra o Islamismo que tem levado muita gente a vinculá-lo ao terrorismo” explicou padre Antonio de Assis Ribeiro, o padre Bira, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA).
A perspectiva do debate não foi de caráter teológico, mas sobretudo, ético e filosófico que teve como primeira fonte de análise desse fenômeno, a razão. “Tudo o que é irracional, não é ético e nem religioso” disse padre Bira.

O encontro contou com a participação de acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, professores de ensino religioso da rede pública e privada, religiosos de comunidades católicas e representantes de lideranças religiosas presentes em Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀