EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FSDB REALIZA SIMPÓSIO DE FILOSOFIA SOBRE O ISLAMISMO

Por Comsoc/ISMA –

A Faculdade Salesiana Dom Bosco, realizou dia 21, o Simpósio da Filosofia das Religiões: Islamismo o Radicalismo Religioso e a sua Relação com a Violência”.

O evento tratou de um tema de grande relevância na atualidade, haja vista os graves fatos de violência provocados por grupos extremistas islâmicos abalando o mundo, que levam a consequências graves como o medo do Islamismo, o preconceito, a desconfiança, a intolerância, a xenofobia etc.

A diretora executiva da Faculdade Salesiana Dom Bosco, professora Meire Botelho, enfatizou na abertura que a FSDB não tem preconceito com nenhuma religião “Somos [a FSDB] uma Instituição Cristã, Católica, Salesiana, que tem um carisma e uma confissão religiosa própria, mas desde a sua inauguração está aberta a todas as denominações religiosas” e continuou explicando sobre a religião “A Faculdade prioriza em suas práticas, o discurso intercultural religioso e o respeito a todas as manifestações religiosas e que, espera-se, como nos pede o Papa Francisco que juntos possamos não somente refletir, mas nos unir na promoção da Paz”.

Ao finalizar seu discurso a diretora finalizou dizendo “Que almeja-se, com o simpósio, dentre outros objetivos, compreender o significado do Islamismo e favorecer a reflexão crítica sobre a pluralidade religiosa, assim, com essa compreensão, que possamos juntos ajudar a promover a paz e a justiça social”.

O simpósio favoreceu ao diálogo e a reflexão sobre a convivência com pessoas adeptas da religião islâmica em nosso meio, sobre a necessidade da educação para o respeito à diversidade de credos, para a tolerância e a paz. “Somente a reflexão e a socialização do conhecimento pode ajudar afugentar o medo e o preconceito contra o Islamismo que tem levado muita gente a vinculá-lo ao terrorismo” explicou padre Antonio de Assis Ribeiro, o padre Bira, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA).
A perspectiva do debate não foi de caráter teológico, mas sobretudo, ético e filosófico que teve como primeira fonte de análise desse fenômeno, a razão. “Tudo o que é irracional, não é ético e nem religioso” disse padre Bira.

O encontro contou com a participação de acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, professores de ensino religioso da rede pública e privada, religiosos de comunidades católicas e representantes de lideranças religiosas presentes em Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀