EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FSDB promove Simpósio sobre os Povos Indígenas

Manaus – Nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) realiza o 3º Simpósio Interdisciplinar sobre os Povos Indígenas. O evento acontecerá a partir das 18:30h no auditório André Araújo, localizado à Av. Epaminondas, 57, Centro. O tema deste ano será sobre: “Indígenas residentes em Manaus: Uma face pouco conhecida da cidade”.

A idéia-central do encontro é discutir e refletir sobre questões culturais, educacionais e de saúde das populações indígenas que moram na capital. Espera-se com isso, fortalecer a herança cultural desses povos; debater o processo de escolarização e os aspectos da política de saúde pública e construir meios para agir em defesa da causa indígena, assim como da preservação da sua cultura. A programação é variada. Haverá exposições de vídeos, apresentações de danças e rituais indígenas, relatos de experiência e palestras ministradas por mestres e doutores ligados à temática indígena. A organização do simpósio é feita por uma equipe interdisciplinar de professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Filosofia, Administração e Serviço Social que compõem o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Povos Indígenas – NIEPI.

No primeiro dia, os palestrantes convidados são: o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Raimundo Nonato, que abordará o tema: Cartografia Social dos Indígenas em Manaus e a representante da COIAB, Miquelina Barreto, que falará sobre “A situação dos povos indígenas em Manaus”. No segundo dia, será a vez da professora Otacila Barreto apresentar “Políticas Públicas no Amazonas: Questão sobre a escolarização indígena e ainda, as professoras da FSDB, Maria do Céu Bessa Freire e Thelma Barreto explicarem sobre “Educação Intercultural como desafio para a escola regular.

E para encerrar o evento a professora Doutora e pesquisadora da FIOCRUZ, Luísa Garnelo, apresentará “As pesquisas na área de saúde indígena em contexto urbano” e o Conselheiro Regional do CIMI Norte I, Hidenori Mochiizawa falará sobre “Mobilização e acompanhamento indígena urbano”. A 3ª edição do simpósio conta com o apoio da empresa Magistral, da Livraria Nacional, dos grupos indígenas residentes em Manaus e da comunidade acadêmica da FSDB. Para participar do evento os interessados devem levar 3 quilos de alimentos não-perecíveis, que equivalem ao valor da inscrição. Maiores informações ligar para 21254643, falar com professora Isabel Fernandes, coordenadora do curso de Pedagogia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀