EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FÓRUM pela Cidadania de Manicoré lança o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral

Manicoré/AM- Em breve, por causa das eleições, milhões de brasileiros estarão indo às urnas… Diante dos milhões de analfabetos políticos e pobres sem consciência de direitos e nem de deveres, aparecem os aproveitadores, falsos profetas, enganadores… A fé no Reino proclamado por Jesus nos convida como cidadãos, cristãos e educadores, a fazer a nossa parte! Dom Bosco, com sua paixão pela cidadania nos convida, hoje, educar para a consciência política. Em Manicoré, o Fórum pela Cidadania, mais uma vez convocou a sociedade para a consciência de luta pela ética na política, implantando o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e também lançando o Movimento Aliança pela Paz na Política. O que é o MCCE? O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede NACIONAL formada por movimentos, organizações sociais, organizações religiosas, e entidades da sociedade civil. Esse movimento, fruto da consciência de cidadania, amadureceu e gerou a Lei 9840, de 28 de setembro de 1999. Essa lei recebeu o nome de Lei da Ficha Limpa. Quem é corrupto não deve assumir cargos públicos! A Lei da Ficha limpa, Lei 9840 foi criada em 1999, foi criada para combater a compra de votos, o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral e qualquer forma de corrupção eleitoral. Porque combater a corrupção? O combate à corrupção é uma urgência, não só nas eleições! Infelizmente no Brasil cerca 85 bilhões de reias (3% do PIB) desaparecem dos cofres públicos todos os anos por causa da corrupção nos diversos poderes: legislativo (vereadores, deputados e senadores), executivo (prefeitos, governadores e secretários) e judiciário (advogados, promotores, juízes, desembargares, etc). Esses três poderes devem estar a serviço da Justiça Social que promove o Bem Comum.

O combate à corrupção é uma urgência por causa da ignorância do povo. Cerca de 30% da população brasileira ainda vive em situação de carência: na pobreza extrema, no baixo nível de escolaridade, na falta de consciência de direitos e deveres… Nesse campo atuam os candidatos e políticos dos mal-intencionados comprando votos ou desviando recursos: Comprando votos… Fazendo falsas promessas… Dando presentes… Fraudando licitações… Desviando recursos … Objetivo do MCCE: O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente. Esse objetivo só poderá ser alcançado através de três ações fundamentais: a fiscalização para que a lei da ficha limpa seja respeitada; a educação do povo sobre direitos e deveres; e o monitoramento das ações do governo para que se evitem desvios de recursos públicos. Estratégias de ação A Comissão articuladora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, formada por um grupo de pessoas, basicamente jovens e liderado pela irmã Iran Santos, FMA, adotou uma série de ações estratégicas como: – programas de rádio, promoção de debates nas escolas e comunidades, discussão nas escolas com alunos e professores, visita aos comitês dos partidos políticos, distribuição de folder, reflexão em grupos pastorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀