EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FÓRUM pela Cidadania de Manicoré lança o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral

Manicoré/AM- Em breve, por causa das eleições, milhões de brasileiros estarão indo às urnas… Diante dos milhões de analfabetos políticos e pobres sem consciência de direitos e nem de deveres, aparecem os aproveitadores, falsos profetas, enganadores… A fé no Reino proclamado por Jesus nos convida como cidadãos, cristãos e educadores, a fazer a nossa parte! Dom Bosco, com sua paixão pela cidadania nos convida, hoje, educar para a consciência política. Em Manicoré, o Fórum pela Cidadania, mais uma vez convocou a sociedade para a consciência de luta pela ética na política, implantando o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e também lançando o Movimento Aliança pela Paz na Política. O que é o MCCE? O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede NACIONAL formada por movimentos, organizações sociais, organizações religiosas, e entidades da sociedade civil. Esse movimento, fruto da consciência de cidadania, amadureceu e gerou a Lei 9840, de 28 de setembro de 1999. Essa lei recebeu o nome de Lei da Ficha Limpa. Quem é corrupto não deve assumir cargos públicos! A Lei da Ficha limpa, Lei 9840 foi criada em 1999, foi criada para combater a compra de votos, o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral e qualquer forma de corrupção eleitoral. Porque combater a corrupção? O combate à corrupção é uma urgência, não só nas eleições! Infelizmente no Brasil cerca 85 bilhões de reias (3% do PIB) desaparecem dos cofres públicos todos os anos por causa da corrupção nos diversos poderes: legislativo (vereadores, deputados e senadores), executivo (prefeitos, governadores e secretários) e judiciário (advogados, promotores, juízes, desembargares, etc). Esses três poderes devem estar a serviço da Justiça Social que promove o Bem Comum.

O combate à corrupção é uma urgência por causa da ignorância do povo. Cerca de 30% da população brasileira ainda vive em situação de carência: na pobreza extrema, no baixo nível de escolaridade, na falta de consciência de direitos e deveres… Nesse campo atuam os candidatos e políticos dos mal-intencionados comprando votos ou desviando recursos: Comprando votos… Fazendo falsas promessas… Dando presentes… Fraudando licitações… Desviando recursos … Objetivo do MCCE: O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente. Esse objetivo só poderá ser alcançado através de três ações fundamentais: a fiscalização para que a lei da ficha limpa seja respeitada; a educação do povo sobre direitos e deveres; e o monitoramento das ações do governo para que se evitem desvios de recursos públicos. Estratégias de ação A Comissão articuladora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, formada por um grupo de pessoas, basicamente jovens e liderado pela irmã Iran Santos, FMA, adotou uma série de ações estratégicas como: – programas de rádio, promoção de debates nas escolas e comunidades, discussão nas escolas com alunos e professores, visita aos comitês dos partidos políticos, distribuição de folder, reflexão em grupos pastorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀