EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Francisco, novo papa!

Jorge Mario Bergoglio, jesuíta argentino, será conhecido como Papa Francisco.
Jorge Mario Bergoglio, jesuíta argentino, será conhecido como Papa Francisco.
Jorge Mario Bergoglio, jesuíta argentino, será conhecido como Papa Francisco.

Jorge Mario Bergoglio será conhecido com Francisco e é um dos cardeais que já esteve na eleição do Papa, há oito anos atrás.

Com 76 anos e jesuíta e representante de uma linha progressista na Igreja, o Arcebispo de Buenos Aires se torna agora o primeiro Pontífice Sulamericano.

Surpreende sua eleição por que não era nenhum dos favoritos nas pesquisas e, além disso, se esperava a eleição de um cardeal mais jovem. Também é a primeira ocasião em que é eleito um membro jesuíta.

A cor da terceira fumaça do Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI saiu branca, debaixo de uma chuva intensa, às 14h06 (horário de Brasília), o que indicou que já havia sido eleito o novo papa por maioria de 77 votos, no segundo dia do Conclave, e na quinta votação em que participaram 115 cardeais eleitores. Será o sucesso de Bento XVI e o 266º Pontífice da Igreja Católica.

Fonte: Diário Siglo XXI

Perfil

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.

Fonte: G1.com

1 comentário em “Francisco, novo papa!”

  1. Aos editores: Saudações!
    Estou muito contente com a escolha do novo Papa. Vejo nesta escolha a ação vivificadora providencial de Deus à sua Igreja, sobretudo num momento muito delicado pelo qual passamos. Tudo neste homem converge para a ação de Deus em sua Igreja, o estilo simples de vida que levava, o carisma Jesuíta, a verdade com que profere as palavras. Mas inegavelmente o que me chama mais a atenção indubitavelmente é o nome pelo qual cjamar-se-á: Francisco. Em tempos em que nossa Igreja está moralmente abalada por sucessivos escândalos esperamos que ele “reconstrua a Igreja de Cristo”, a exemplo que fez o Francisco de Assis. Que os presbíteros que vivem numa carreira desenfreada pelo poder, muitas vezes efêmero e ilusório, revejam seus conceitos, suas posturas, enfim que todos nos convertamos ao apelo do Papa Francisco. Que o bom Deus que se demonstrou tão atento e paterno à sua Igreja enviando como nosso Pastor o Papa Francisco, o conceda o seu Espírito Santo que traga novos ventos para mudar a atmosfera dentro de nossa Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀