Por COMSOC/ISMA –
O Conselho Indigenista Missionário realizou de 24 a 28 de julho o Fórum das Equipes Norte do CIMI e contou com a participação de 16 grupos, entre eles Pe Lazaro Santos que representou o trabalho dos Salesianos nas Missões.
Na abertura do evento as equipe apresentaram as atividades realizadas no primeiro semestre nas diversas regiões do Amazonas entre os povos indígenas Yanomami, Raposa Serra do Sol, Taiano/Amajari, São Marcos/Murupu, Serra da Lua, Barcelos, Piama, Rio Madeira, Autazes, Lábrea, Deni do Cuniuá, Tefé, Javari, Itinerante, Rio Negro e Parintins.
As equipes de missionários envolvidos nos trabalhos são leigos e religiosos do Amazonas e de Boa Vista, porém leigos de outros países, como Espanha, Suíça, Alemanha e Congo também estiveram presentes.
Entre os vários temas debatidos Aquecimento Global e Sistema de Posicionamento Global foram os principais assuntos. O Aquecimento Global foi refletivo através da explanação de Ivo Poleto que apresentou a atual situação Política do país e o aquecimento global, que foi norteado a partir do livro Economia Verde: o que é feito em nome do meio ambiente e do clima? Segundo ele “A natureza está sendo vendida e os indígenas também”.
O Mestre em geografia da UFAM professor Heitor ensinou os missionários a ficarem atentos quanto as suas áreas de trabalho e ensinou-os a usar o GPS mapeando, com legendas, as terras indígenas.
Os Missionários finalizaram o encontro conhecendo técnicas de compostagem de lixos, como forma de valorizar a matéria orgânica em suas áreas.