EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Formatura dos Animadores de Pastoral

Manaus/AM – A Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma) e a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) realizaram, nesta quarta-feira, 28 de julho, a formatura da primeira turma do curso de “Animadores de Pastoral Juvenil Salesiana”. A capacitação, ministrada em forma de módulos desde o ano passado, teve o objetivo de auxiliar na “profissionalização” dos animadores de pastoral, como são conhecidos os leigos, ou seja, os não-padres, que atuam nos trabalhos sociais e educativos das paróquias salesianas por toda a Região Norte. Em regime de imersão, os participantes estudaram temas como Gerenciamento de Projetos, Pedagogia Salesiana e Psicologia Juvenil.

A capacitação – uma iniciativa inédita em se tratando de missões salesianas no Brasil – foi ministrada em três módulos, um no meio de 2009, outro no início deste ano e o último começou dia 12 de julho e termina nesta sexta-feira, dia 30. Foram estudados vários temas relativos ao trabalho em pastorais sociais e os participantes foram “recrutados” nas diversas casas mantidas pela Isma nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia. No total, o curso contou com 28 participantes e 420 horas de atividades.

O salesiano coordenador do curso, o padre Sinval Marques Pereira, declarou que estava “feliz e orgulhoso” com a formatura. Ele lembrou do conteúdo de alto nível ministrado aos animadores participantes da capacitação – que contou, além de docentes da FSDB, com educadores de outros Estados ministrando determinados módulos – e disse que a presença dos leigos é fundamental na estrutura da Igreja Católica de hoje. “Fiquei feliz por conhecê-los e ver em vocês qualidade que invejo e admiro”, disse o religioso durante discurso proferido aos formandos.

Coordenador da Associação Juvenil Salesiana (AJS) da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua, no Pará, Marcos Rafael dos Santos, 22, contou que o curso foi uma “tremenda experiência de vida”. “Pude aprofundar meus conhecimentos, abrir minha mente para outras coisas e me capacitar para trabalhar com a Juventude”, contou. “Marquinhos”, como é conhecido pelos colegas, disse ter gostado em especial, de todas as “disciplinas” que estudou, dos módulos de Pedagogia Salesiana e Técnicas de Dinâmicas. “Após essa experiência, sinto que assumi novas responsabilidades e criei uma nova família com esses animadores. Vou levar isso para o resto da vida”, explicou.

A solenidade contou com discursos do padre Gilberto Cucas, que representou o Inspetor-Geral Benjamin Morando; do padre José Raimundo, delegado de Pastoral da Isma; além de falas do padre Sinval e de dois representantes da Faculdade Dom Bosco: o diretor-executivo César Lobato e o vice-diretor de Extensão Davi Dalla Vecchia. A formatura contou com discursos, entrega de certificados e um coquetel servido aos formandos e seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀