EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Formação dos Animadores dos Oratórios Festivos

Manaus/AM – Celebrando o dia do Senhor e centrados no seu convite: “Ide vós também para a minha vinha” (Mt 20,7). As lideranças dos Oratórios Festivos atuantes em Manaus retomaram neste domingo (21.09) o itinerário formativo, refletindo e aprofundo sobre o tema: a presença de Mamãe Margarida no oratório.

O encontro foi realizado na Paróquia Cristo Rei (São José II), este foi assessorado pela leiga Irlane (Coordenadora do Oratório Cristo Rei) após a oração o grupo partiu para o contexto em que Margarida Occhiena viveu (1788-1856: O Piemonte da época). Depois foi traçado um perfil da mãe de Dom Bosco: mulher rica do espírito de fortaleza, ilimitada na confiança em Deus. A maneira simples desembaraçada, franca e firme no falar, no decidir e no agir. Também se sublinhou ainda no seu perfil que suas mãos, mesmo calejadas, eram suaves, carinhosas, em acariciar os filhos, em arrumá-los, vesti-los, em oferece-lhes segurança e fortaleza que dificilmente outra mãe lhes poderia dar. Apesar de analfabeta, foi uma completa educadora cristã. Aproveitava de todas as oportunidades para falar de Deus aos filhos.

Na seqüência fixou-se o olhar para aquela que teve papel fundamental na formação humano-cristã de Dom Bosco e também dos meninos do oratório. Foi nesta perspectiva que a reflexão sobre a dupla missão maternal recebida por ela: mãe de Dom Bosco e também mãe dos meninos do oratório… Neste momento chamou-se atenção sobre a importância do envolvimento das famílias nos ambientes oratorianos (resgate da “experiência de casa”: acolhida, afeto, amor, escuta, diálogo, co-responsabilidade…). Com a sua presença no Oratório, Mamãe Margarida ensinou as grandes virtudes do humanismo.

A fundamentação do conteúdo deste momento formativo foi a Estréia de 2006 (Dar atenção à Família berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização). Á Mamãe Margarida “a Divina Providência concedeu-lhe a graça de ser educadora “salesiana” animada de um amor preventivo que sabia compreender, exigir, ter paciência e sorrir” (Cf. no 38).

O grupo aproveitou a ocasião do encontro para encaminhar algumas questões elementares do JOSAL’2008.

Agradecemos a presença e a participação dos oratórios: Cristo Rei (Paróquia Diocesana), Miguel Maggone (FMA), Mamãe Margarida (SDB–Zumbi III), Nossa Senhora da Luz (SDB–Zumbi I), Pró-Menor Dom Bosco representado pelos pré-noviços (SDB–Alvorada II), Santana (Paróquia diocesana), São Domingos Sávio (SDB– Centro).

PRÓXIMO MOMENTO FORMATIVO SERÁ NO DIA 19.10
Tema: Missão do Oratório Hoje
Assessoria: Pe. Antonio Carlos ou Ir. Mônica (FMA)
Local: Centro Inspetorial (SDB)
Horário: 9h às 11h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀