EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Formação do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana

Brasília/DF –  De 24 a 26 de Agosto, nas instalações do Centro de Convenções Israel Pinheiro em Brasília/DF, se reuniram 13 representantes de diversas Inspetorias Salesianas do Brasil para a constituição do primeiro Conselho Nacional da AJS (Articulação da Juventude Salesiana).

Num momento em que a Juventude de todo Brasil vive um Kairós, por ocasião da Campanha da Fraternidade, da Jornada Mundial da Juventude que acontecerão no próximo ano, a família salesiana presenteia a sua juventude com a concretização de um sonho: após 15 anos de caminha da articulação a AJS constitui o seu primeiro Conselho Nacional da AJS.

As inspetorias de todo Brasil mandaram os seus representantes que, reunidos durante três dias, puderam discutir e contextualizar a AJS em nível local, regional e agora também em âmbito nacional através da formação do Conselho. Foi um fim de semana rico em partilha, rico em anseios, que contou com a orientação e acompanhamento de Padre Toninho, assessor do Setor Juventude da CNBB, e mais dois representantes das FMA e dos SDB, como diretores espirituais da AJS, Ir. Elizabeth Pastl Montarroyos e Pe. Tiago Figueiró.

A cerimônia de posse e constituição do Conselho da AJS aconteceu no Centro de Educação Maria Auxiliadora (CEMA/Brasília), na presença de Dom Eduardo Pinheiro SDB (Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB), Irmã Hélia Monteiro FMA (Vice Presidente da CIB), Pe. Nilson Faria dos Santos SDB (Inspetor da ISJB e Presidente da CISBrasil). Os representantes do Conselho receberam um botton e uma cruz representando a missão agora assumida.

O Conselho Nacional da AJS já nasce com um sonho: “Ser referência salesiana para a evangelização da juventude brasileira em suas diversas realidades, motivando a articulação, desenvolvimento, expansão e divulgação da AJS entre os grupos de jovens das inspetorias, para que assumam o compromisso do Reino de Deus, com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello”.

Assim constituída, o conselho ficou representativo da seguinte forma:
Coordenador: Felix Fernando Siriani – Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora – São Paulo – SP
Vice-coordenadora: Elisangela Mendes dos Santos – Inspetoria São Luiz Gonzaga – Recife – PE
Secretários: Demmes C. Almeida – Inspetoria Laura Vicuña – Manaus – AM e Amanda Stephany Júlio Barbosa – Inspetoria Imaculada Auxiliadora – Campo Grande – MS
Tesouraria: Rafael Moreira Líbano – Inspetoria Nossa Senhora da Paz – Cuiabá – MT
Comunicação: Gilmar Vieira da Silva – Inspetoria Santa Afonso Maria de Ligório – Campo Grande – MS

E demais conselheiros: Gelza Araujo Lacerda – Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife – PE
Geórgea Santos Batista – Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – MG
Isabelli Tittz – Inspetoria Santa Catarina de Sena – São Paulo – SP
Leticia Dzwonek de Andrade – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre – RS
Nilson Antônio Guzzo Junior – Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Rio de Janeiro – RJ
André Roberto Becher – Inspetoria São João Pio X – Porto Alegre – RS
Rosimeire Paulino Roque – Inspetoria São João Bosco – Belo Horizonte – BH

Vale ressaltar que as Inspetorias São Domingos Sávio (ISDB) e Santa Teresinha (FMA) de Manaus/AM, estão em processo de escolha de seus representantes para o Conselho. Sob autorização do Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, Pe. Francismo Lima, o jovem Demmes Almeida, além de representar as FMA (Inspetoria Laura Vicunã) representou também neste primeiro momento a ISDS, por conhecer a realidade da AJS região Norte e ser assessor leigo da AJS no Pará.

Este foi um importante passo na articulação da juventude, um momento rico para todos e certamente pedaço do sonho de Dom Bosco se concretizando. É a juventude Salesiana vivendo o seu Kairos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀