EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Formação do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana

Brasília/DF –  De 24 a 26 de Agosto, nas instalações do Centro de Convenções Israel Pinheiro em Brasília/DF, se reuniram 13 representantes de diversas Inspetorias Salesianas do Brasil para a constituição do primeiro Conselho Nacional da AJS (Articulação da Juventude Salesiana).

Num momento em que a Juventude de todo Brasil vive um Kairós, por ocasião da Campanha da Fraternidade, da Jornada Mundial da Juventude que acontecerão no próximo ano, a família salesiana presenteia a sua juventude com a concretização de um sonho: após 15 anos de caminha da articulação a AJS constitui o seu primeiro Conselho Nacional da AJS.

As inspetorias de todo Brasil mandaram os seus representantes que, reunidos durante três dias, puderam discutir e contextualizar a AJS em nível local, regional e agora também em âmbito nacional através da formação do Conselho. Foi um fim de semana rico em partilha, rico em anseios, que contou com a orientação e acompanhamento de Padre Toninho, assessor do Setor Juventude da CNBB, e mais dois representantes das FMA e dos SDB, como diretores espirituais da AJS, Ir. Elizabeth Pastl Montarroyos e Pe. Tiago Figueiró.

A cerimônia de posse e constituição do Conselho da AJS aconteceu no Centro de Educação Maria Auxiliadora (CEMA/Brasília), na presença de Dom Eduardo Pinheiro SDB (Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB), Irmã Hélia Monteiro FMA (Vice Presidente da CIB), Pe. Nilson Faria dos Santos SDB (Inspetor da ISJB e Presidente da CISBrasil). Os representantes do Conselho receberam um botton e uma cruz representando a missão agora assumida.

O Conselho Nacional da AJS já nasce com um sonho: “Ser referência salesiana para a evangelização da juventude brasileira em suas diversas realidades, motivando a articulação, desenvolvimento, expansão e divulgação da AJS entre os grupos de jovens das inspetorias, para que assumam o compromisso do Reino de Deus, com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello”.

Assim constituída, o conselho ficou representativo da seguinte forma:
Coordenador: Felix Fernando Siriani – Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora – São Paulo – SP
Vice-coordenadora: Elisangela Mendes dos Santos – Inspetoria São Luiz Gonzaga – Recife – PE
Secretários: Demmes C. Almeida – Inspetoria Laura Vicuña – Manaus – AM e Amanda Stephany Júlio Barbosa – Inspetoria Imaculada Auxiliadora – Campo Grande – MS
Tesouraria: Rafael Moreira Líbano – Inspetoria Nossa Senhora da Paz – Cuiabá – MT
Comunicação: Gilmar Vieira da Silva – Inspetoria Santa Afonso Maria de Ligório – Campo Grande – MS

E demais conselheiros: Gelza Araujo Lacerda – Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife – PE
Geórgea Santos Batista – Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – MG
Isabelli Tittz – Inspetoria Santa Catarina de Sena – São Paulo – SP
Leticia Dzwonek de Andrade – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre – RS
Nilson Antônio Guzzo Junior – Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Rio de Janeiro – RJ
André Roberto Becher – Inspetoria São João Pio X – Porto Alegre – RS
Rosimeire Paulino Roque – Inspetoria São João Bosco – Belo Horizonte – BH

Vale ressaltar que as Inspetorias São Domingos Sávio (ISDB) e Santa Teresinha (FMA) de Manaus/AM, estão em processo de escolha de seus representantes para o Conselho. Sob autorização do Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, Pe. Francismo Lima, o jovem Demmes Almeida, além de representar as FMA (Inspetoria Laura Vicunã) representou também neste primeiro momento a ISDS, por conhecer a realidade da AJS região Norte e ser assessor leigo da AJS no Pará.

Este foi um importante passo na articulação da juventude, um momento rico para todos e certamente pedaço do sonho de Dom Bosco se concretizando. É a juventude Salesiana vivendo o seu Kairos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀