EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FORMAÇÃO PREVINE JOVENS DA ‘BALEIA AZUL’ EM MANICORÉ

Por Alciane Passos / Centro Juvenil Salesiano em Manicoré –

Educadores, pais, psicólogos e departamento de policia estão preocupados com o surgimento do fenômeno da ‘Baleia Azul’ que vem assustando a todos em todo o mundo. Pensando nisso o Centro Juvenil Salesiano reuniu educadores, ontem (29) para um encontro de formação com a psicólogo Rosely, sobre como prevenir os jovens deste jogo mortal.

A Psicóloga Rosely visou junto com os demais colaboradores sobre o jogo baleia azul que vem colocando a vida de muitos jovens em perigo, e junto com os demais educadores organizaram ações pastorais preventivas para combater o mesmo. Algumas ações pautadas como palestras com os pais educadores e meninos, momento de espiritualidade com leitura orante e rodas de conversa com a psicóloga serão realizadas.

Alguns sinais foram apresentados no encontro como o do assédio online de crianças e práticas de construção de conexão emocional para obtenção de confiança a estranhos, assim como observar a mudança de comportamento da criança.

 

O que é a Baleia Azul?

A origem do nome ainda é incerta, acredita-se que seja uma referência ao comportamento de certas baleias azuis, que aparecem em praias e morrem encalhadas.

Segundo a Cable News Network (CNN) esses desafios, conhecidos como “jogo da Baleia Azul”, tiveram origem em 2015 nas redes sociais da Rússia e se espalharam pela Europa nos últimos dois anos. Na Rússia, as mortes de alguns adolescentes foram relacionadas ao jogo – embora não haja confirmação sobre esses relatos.

A ideia é que indivíduos estariam sendo convidados a completar um número de tarefas em 50 dias. As tarefas ficariam cada vez mais danosas à pessoa e terminariam com um desafio ao suicídio.

Embora autoridades na Rússia e no Brasil estejam investigando possíveis elos entre o suicídio de adolescentes e grupos de pressão na internet, não há relatos confirmados de ligação com o jogo da Baleia Azul.

O que a policia procura nessas investigações são conversas prévias entre as vítimas e usuários de redes sociais que possam ter influenciado as ações. No Brasil, incitação ao suicídio é crime com pena de dois a seis anos de prisão, em caso consumado. Também há relatos de casos de suicídio em investigação na Ucrânia, Casaquistão e no Quirguistão, com foco com grupos online.

3f2b398a-d4f3-4a2e-bc04-6e7975403de3 4af9e7c4-c9ae-4507-bf1e-abd62a9d6211 5a75c76f-2577-42c3-811e-fe59ff189959

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀