EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

FMA elegem a primeira sucessora de Mazzarello nao italiana.

Depois de 136 anos de superioras gerais italianas, hoje, é uma francesa, licenciada em História e Geografia pela universidade pública de Lião, a neo madre geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Irmã Yvonne Reungoat, 63 anos, há doze anos no conselho geral e desde 2002 vigária geral – e também responsável direta das quatro comunidades internacionais em Roma – tendo partilhado nestes anos, com a madre geral que hora conclui seu mandado, Madre Antonia Colombo, os processos relativos à vida religiosa e a educação empreendida em nível mundial pelas Filhas de Maria Auxiliadora.

O seu vasto conhecimento do Instituto teve início em 1990 ano em que foi nomeada delegada da África Oeste pelas inspetoras da Espanha e da França, cargo que lhe permitiu participar, nesse mesmo ano, do Capítulo geral XIX. Ainda que o seu serviço de animação tivera início em 1983 come inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora do seu país. Em 1992 foi eleita Superiora da visitadoria africana “Madre de Deus”. São estes os anos nos quais Madre Yvonne privilegia a relação com as irmãs, encorajando as comunidades formadas por irmãs de diversas nacionalidades a viverem o carisma salesiano na unidade mesmo na diversidade. O seu “xodó” se transforma então na formação das irmãs jovens, no aprender a assumir a pobreza e o sofrimento dos últimos, na colaboração com a Família salesiana para a formação dos animadores.

O Capítulo geral XX (1996) a elege visitadora. É um período que lhe permite conhecer as irmãs de seis províncias latino-americanas, quatro européias e a Coreia. No Capítulo geral de 2002 foi eleita Vigária geral do Instituto. E a seguir recebe a tarefa de acompanhar as comunidades diretamente dependentes da Superiora geral; coordenou a programação e a organização de cinco encontros para neo-inspetoras; acompanhou a colaboração do Instituto com a Associação dos Cultores da História Salesiana, visitou em 2004 as comunidades da inspetoria “Santa Teresa” de Madri e em 2005 as da Inspetoria “Nossa Senhora da África” na República democrática do Congo.

Ao pedido de Madre Marinella, Irmã Yvonne, muito emocionada, responde: «Aceito com o auxílio de Maria e de Madre Mazzarello e com a ajuda de todas vocês».

PARABÉNS A TODAS AS FMA DA AMAZÔNIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀