EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Final do CAM 4 e COMLA 9: Lançada a missão Continental.

Lançada oficialmente a Missão Continental
segunda: 18 de agosto de 2008

No final do CAM 4 e COMLA 9 foi anunciada a próxima sede: MARACAIBO, Venezuela, em 1012.

“Inspirados no testemunho de São Paulo, incansável evangelizador e audaz missionário, e no de tantas e tantos evangelizadores e missionários que em nosso Continente têm sido exemplo e testemunho de entrega total à causa do Evangelho e ao serviço dos mais pobres, iniciemos nossa Missão Continental permanente sob a proteção da Santíssima Virgem Maria, invocada com os títulos de Santa Maria de Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida”. Com estas palavras o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano, dom Raymundo Damasceno Assis, lançou oficialmente a Missão Continental. O lançamento aconteceu ontem, em Quito (Equador), no final da missa que encerrou o 3º Congresso Americano Missionário (Cam3-Comla8).

“A Missão Continental quer promover a consciência e a ação missionária permanente para que o espírito missionário penetre toda nossa vida e as estruturas da Igreja”, disse dom Damasceno. “Estamos convencidos de que conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que alguém pode receber; tê-lo encontrado na fé e segui-lo é o melhor que pode suceder a uma pessoa e, anunciá-lo com nossa palavra e obras é nossa maior alegria”, ressaltou.

Os presidentes das Conferências Episcopais de todos os países da América receberam das mãos do presidente do Celam um retábulo da Ascensão do Senhor e um Evangelho, símbolo da Missão Continental. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, recebeu os símbolos em nome da Conferência do Brasil.

A missa de encerramento do CAM3-Comla8 foi presidida pelo enviado especial do papa, cardeal Nicolás de Jesús López Rdoríguez, arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América.

Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento de dom Damasceno ao lançar a Missão Continental.

——————————————————————————–

Saúdo fraternalmente o Eminentíssimo Senhor Cardeal Nicolás de Jesús López Rdoríguez, arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América, enviado especial do Santo Padre Bento XVI para o Congresso Americano Missionário – CAM3-Comla8. Pedimos-lhe, Eminência, faça chegar à Sua Santidade a saudação e o abraço afetivo de todos os que estamos participando deste Congresso.

Saúdo igualmente o Eminentíssimo Senhor Cardeal Antônio José González Zumárraga, presidente da Comissão Central deste Congresso; o Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico no Equador Giacomo Guido Ottonello; o Excelentíssimo Dom Roberto Zara, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos; o Excelentíssimo dom Antonio Arregui, arcebispo de Guayaquil e presidente da Conferência Episcopal Equatoriana e o Excelentíssimo Dom Raúl Eduardo Vela Chiriboga, arcebispo de Quito.

Saúdo cordialmente os senhores cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e leigos presentes neste Congresso e todos os que, no Continente Americano e em particular na América Latina e Caribe, estão unidos a nós através dos meios de comunicação neste Dia do Senhor, dia em que iniciamos oficialmente a Missão Continental proposta pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida.

O Santo Padre Bento XVI e a V Conferência Geral de Aparecida nos convidam a uma Missão Evangelizadora que comprometa todas as forças vivas do Povo de Deus na América Latina e Caribe: bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas. Esta missão abraça no amor de Deus a todos, especialmente os pobres e os que sofrem, socorrendo-os em suas necessidades mais urgentes como também na defesa de seus direitos e na promoção comum de uma sociedade fundamentada na justiça, na solidariedade e na paz (DA 550).

A Missão Continental quer promover a consciência e a ação missionária permanente para que o espírito missionário penetre toda nossa vida e as estruturas da Igreja. Dóceis ao Espírito Santo, o autêntico protagonista da missão, queremos hoje renovar nosso compromisso de seguir a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida e de permanecer unidos a Ele como seus discípulos e obedientes ao seu mandato: ir ao encontro dos afastados, dos esquecidos e abandonados, aos construtores da sociedade para anunciar a Boa Nova da salvação a todos, para que em Jesus Cristo tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).

Inspirados no testemunho de São Paulo, incansável evangelizador e audaz missionário, e no de tantas e tantos evangelizadores e missionários que em nosso Continente têm sido exemplo e testemunho de entrega total à causa do Evangelho e ao serviço dos mais pobres, iniciemos nossa Missão Continental permanente sob a proteção da Santíssima Virgem Maria, invocada com os títulos de Santa Maria de Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida.

Queremos animar a Missão Continental em nossos países, a partir das Conferências Episcopais, do Celam e da Pontifícia Comissão para a América Latina e realizá-la em nossas dioceses, paróquias e comunidades, porque estamos convencidos de que conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que alguém pode receber; tê-lo encontrado na fé e segui-lo é o melhor que pode suceder a uma pessoa e, anunciá-lo com nossa palavra e obras é nossa maior alegria.

Entregamos aos presidentes das Conferências Episcopais da América a Sagrada Escritura e o Retábulo, que representa a ascensão do Senhor, presente do Santo Padre Bento XVI, ambos são sinais expressivos da Missão Continental. Levem-nos aos seus países, estendam-nos a cada uma de suas Igrejas Particulares para que iniciem com fervor e entusiasmo de discípulos a Missão Continental fundada na rocha da Palavra de Deus e dêem assim cumprimento ao mandado do Senhor, antes de subir ao céu: “Ide e fazei que todos os povos sejam meus discípulos. Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a cumprir tudo o que eu lhes mandei e eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀