EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Final do CAM 4 e COMLA 9: Lançada a missão Continental.

Lançada oficialmente a Missão Continental
segunda: 18 de agosto de 2008

No final do CAM 4 e COMLA 9 foi anunciada a próxima sede: MARACAIBO, Venezuela, em 1012.

“Inspirados no testemunho de São Paulo, incansável evangelizador e audaz missionário, e no de tantas e tantos evangelizadores e missionários que em nosso Continente têm sido exemplo e testemunho de entrega total à causa do Evangelho e ao serviço dos mais pobres, iniciemos nossa Missão Continental permanente sob a proteção da Santíssima Virgem Maria, invocada com os títulos de Santa Maria de Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida”. Com estas palavras o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano, dom Raymundo Damasceno Assis, lançou oficialmente a Missão Continental. O lançamento aconteceu ontem, em Quito (Equador), no final da missa que encerrou o 3º Congresso Americano Missionário (Cam3-Comla8).

“A Missão Continental quer promover a consciência e a ação missionária permanente para que o espírito missionário penetre toda nossa vida e as estruturas da Igreja”, disse dom Damasceno. “Estamos convencidos de que conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que alguém pode receber; tê-lo encontrado na fé e segui-lo é o melhor que pode suceder a uma pessoa e, anunciá-lo com nossa palavra e obras é nossa maior alegria”, ressaltou.

Os presidentes das Conferências Episcopais de todos os países da América receberam das mãos do presidente do Celam um retábulo da Ascensão do Senhor e um Evangelho, símbolo da Missão Continental. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, recebeu os símbolos em nome da Conferência do Brasil.

A missa de encerramento do CAM3-Comla8 foi presidida pelo enviado especial do papa, cardeal Nicolás de Jesús López Rdoríguez, arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América.

Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento de dom Damasceno ao lançar a Missão Continental.

——————————————————————————–

Saúdo fraternalmente o Eminentíssimo Senhor Cardeal Nicolás de Jesús López Rdoríguez, arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América, enviado especial do Santo Padre Bento XVI para o Congresso Americano Missionário – CAM3-Comla8. Pedimos-lhe, Eminência, faça chegar à Sua Santidade a saudação e o abraço afetivo de todos os que estamos participando deste Congresso.

Saúdo igualmente o Eminentíssimo Senhor Cardeal Antônio José González Zumárraga, presidente da Comissão Central deste Congresso; o Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico no Equador Giacomo Guido Ottonello; o Excelentíssimo Dom Roberto Zara, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos; o Excelentíssimo dom Antonio Arregui, arcebispo de Guayaquil e presidente da Conferência Episcopal Equatoriana e o Excelentíssimo Dom Raúl Eduardo Vela Chiriboga, arcebispo de Quito.

Saúdo cordialmente os senhores cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e leigos presentes neste Congresso e todos os que, no Continente Americano e em particular na América Latina e Caribe, estão unidos a nós através dos meios de comunicação neste Dia do Senhor, dia em que iniciamos oficialmente a Missão Continental proposta pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida.

O Santo Padre Bento XVI e a V Conferência Geral de Aparecida nos convidam a uma Missão Evangelizadora que comprometa todas as forças vivas do Povo de Deus na América Latina e Caribe: bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas. Esta missão abraça no amor de Deus a todos, especialmente os pobres e os que sofrem, socorrendo-os em suas necessidades mais urgentes como também na defesa de seus direitos e na promoção comum de uma sociedade fundamentada na justiça, na solidariedade e na paz (DA 550).

A Missão Continental quer promover a consciência e a ação missionária permanente para que o espírito missionário penetre toda nossa vida e as estruturas da Igreja. Dóceis ao Espírito Santo, o autêntico protagonista da missão, queremos hoje renovar nosso compromisso de seguir a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida e de permanecer unidos a Ele como seus discípulos e obedientes ao seu mandato: ir ao encontro dos afastados, dos esquecidos e abandonados, aos construtores da sociedade para anunciar a Boa Nova da salvação a todos, para que em Jesus Cristo tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).

Inspirados no testemunho de São Paulo, incansável evangelizador e audaz missionário, e no de tantas e tantos evangelizadores e missionários que em nosso Continente têm sido exemplo e testemunho de entrega total à causa do Evangelho e ao serviço dos mais pobres, iniciemos nossa Missão Continental permanente sob a proteção da Santíssima Virgem Maria, invocada com os títulos de Santa Maria de Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida.

Queremos animar a Missão Continental em nossos países, a partir das Conferências Episcopais, do Celam e da Pontifícia Comissão para a América Latina e realizá-la em nossas dioceses, paróquias e comunidades, porque estamos convencidos de que conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que alguém pode receber; tê-lo encontrado na fé e segui-lo é o melhor que pode suceder a uma pessoa e, anunciá-lo com nossa palavra e obras é nossa maior alegria.

Entregamos aos presidentes das Conferências Episcopais da América a Sagrada Escritura e o Retábulo, que representa a ascensão do Senhor, presente do Santo Padre Bento XVI, ambos são sinais expressivos da Missão Continental. Levem-nos aos seus países, estendam-nos a cada uma de suas Igrejas Particulares para que iniciem com fervor e entusiasmo de discípulos a Missão Continental fundada na rocha da Palavra de Deus e dêem assim cumprimento ao mandado do Senhor, antes de subir ao céu: “Ide e fazei que todos os povos sejam meus discípulos. Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a cumprir tudo o que eu lhes mandei e eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀