EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Festival de Teatro Salesiano é destaque em Manaus

Manaus/AM- A Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, através da Pastoral Juvenil Salesiana promoveu nos dias 14 e 15 de agosto o 1º Festival de Teatro Salesiano que teve como tema “Vida e Sonho de Dom Bosco”. O evento realizado no Auditório da Faculdade Salesiana de Manaus faz parte das comemorações do bicentenário do nascimento de Dom Bosco e do Centenário da presença da Congregação Salesiana na Amazônia.

_DSC0684 (Copy)O festival de teatro contou com adolescentes, jovens e educadores que participam das Casas Salesianas de Manaus, como o Pro Menor Dom Bosco, Obras Sociais e Paróquia de São José Operário do Aleixo, Escola Madre Mazzarrelo, São José Operário do Centro, Colégio Auxiliadora, e a Casa Mamãe Margarida. As apresentações teatrais tiveram como referência obras da literatura Salesiana que retratam a vida de Dom Bosco, dentre elas,  Memórias do Oratório de São Francisco de Sales e Acima e Além: os sonhos de Dom Bosco.

A proposta do festival propõe aos participantes despertar a criatividade juvenil no campo artístico, animar grupos de teatro nas comunidades e fundamentalmente reanimar a vivência e prática do carisma da família salesiana que desde o início de sua formação, ainda com a presença de Dom Bosco, teve nos pátios dos oratórios forte vivências de práticas educativas que incluíam o teatro como forma de atender aos anseios juvenis ao lado da música e dos esportes.

Para o coordenador de Pastoral dos Salesianos da área de Manaus, Ilton Marques, considera que a realização do primeiro festival de teatro e do show cultural com música e dança pode ser considerada como conclusão e ao mesmo tempo o início de uma retomada do método educativo  utilizado por Dom Bosco desde os primórdios do oratório salesiano. Para a animação dos eventos comemorativos, em especial o festival de teatro, contamos com a articulação do GT de pastoral com a presença  das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos (SDB), do conselho da AJS dos Salesianos, leigos  e membros da Família Salesiana que atuam em diversas pastorais das comunidades.

PREMIAÇÃO - DOMzinho- Festival Teatro Dom Bosco- 15agosto2015- Valter Calheiros (5)Na véspera do aniversário de nascimento de Dom Bosco, 15 de agosto, na quadra de esportes do Colégio e Faculdade Dom Bosco foram apresentadas atrações culturais com música e dança e realizada a premiação dos vencedores do 1º Festival de Teatro Salesiano, ficando em 3º lugar a apresentação teatral da Paróquia de São José Operário do Centro, em 2º lugar a apresentação do Colégio Auxiliadora e o 1º lugar ficou com a apresentação das meninas da Casa Mamãe Margarida com o espetáculo DOMzinho.

A peça teatral DOMznho é uma realização de Mazzarello Companhia de Artes – Casa Mamãe Margarida, encenada por 16 adolescentes e jovens que participam do projeto social da instituição. No espetáculo as meninas buscam através do seu esforço e talento contribuir e ampliar a discussão sobre as questões de violência e abandono que envolve centenas de crianças de nossa cidade, tendo como referência a história da vida e o carisma de Dom Bosco. O texto DOMzinho é de autoria de Elizeu Melo, adaptação e direção de Leonel Worton e a participação de uma equipe de educadores formado por Aline Moraes, Vanuza Campanini, Wilson Júnior, Luciano Moraes e Maria Carolina.

Por Valter Calheiros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀