EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Festival de Teatro Salesiano é destaque em Manaus

Manaus/AM- A Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, através da Pastoral Juvenil Salesiana promoveu nos dias 14 e 15 de agosto o 1º Festival de Teatro Salesiano que teve como tema “Vida e Sonho de Dom Bosco”. O evento realizado no Auditório da Faculdade Salesiana de Manaus faz parte das comemorações do bicentenário do nascimento de Dom Bosco e do Centenário da presença da Congregação Salesiana na Amazônia.

_DSC0684 (Copy)O festival de teatro contou com adolescentes, jovens e educadores que participam das Casas Salesianas de Manaus, como o Pro Menor Dom Bosco, Obras Sociais e Paróquia de São José Operário do Aleixo, Escola Madre Mazzarrelo, São José Operário do Centro, Colégio Auxiliadora, e a Casa Mamãe Margarida. As apresentações teatrais tiveram como referência obras da literatura Salesiana que retratam a vida de Dom Bosco, dentre elas,  Memórias do Oratório de São Francisco de Sales e Acima e Além: os sonhos de Dom Bosco.

A proposta do festival propõe aos participantes despertar a criatividade juvenil no campo artístico, animar grupos de teatro nas comunidades e fundamentalmente reanimar a vivência e prática do carisma da família salesiana que desde o início de sua formação, ainda com a presença de Dom Bosco, teve nos pátios dos oratórios forte vivências de práticas educativas que incluíam o teatro como forma de atender aos anseios juvenis ao lado da música e dos esportes.

Para o coordenador de Pastoral dos Salesianos da área de Manaus, Ilton Marques, considera que a realização do primeiro festival de teatro e do show cultural com música e dança pode ser considerada como conclusão e ao mesmo tempo o início de uma retomada do método educativo  utilizado por Dom Bosco desde os primórdios do oratório salesiano. Para a animação dos eventos comemorativos, em especial o festival de teatro, contamos com a articulação do GT de pastoral com a presença  das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos (SDB), do conselho da AJS dos Salesianos, leigos  e membros da Família Salesiana que atuam em diversas pastorais das comunidades.

PREMIAÇÃO - DOMzinho- Festival Teatro Dom Bosco- 15agosto2015- Valter Calheiros (5)Na véspera do aniversário de nascimento de Dom Bosco, 15 de agosto, na quadra de esportes do Colégio e Faculdade Dom Bosco foram apresentadas atrações culturais com música e dança e realizada a premiação dos vencedores do 1º Festival de Teatro Salesiano, ficando em 3º lugar a apresentação teatral da Paróquia de São José Operário do Centro, em 2º lugar a apresentação do Colégio Auxiliadora e o 1º lugar ficou com a apresentação das meninas da Casa Mamãe Margarida com o espetáculo DOMzinho.

A peça teatral DOMznho é uma realização de Mazzarello Companhia de Artes – Casa Mamãe Margarida, encenada por 16 adolescentes e jovens que participam do projeto social da instituição. No espetáculo as meninas buscam através do seu esforço e talento contribuir e ampliar a discussão sobre as questões de violência e abandono que envolve centenas de crianças de nossa cidade, tendo como referência a história da vida e o carisma de Dom Bosco. O texto DOMzinho é de autoria de Elizeu Melo, adaptação e direção de Leonel Worton e a participação de uma equipe de educadores formado por Aline Moraes, Vanuza Campanini, Wilson Júnior, Luciano Moraes e Maria Carolina.

Por Valter Calheiros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀