Primeira Festa Missionária no CJS de Manicoré
No dia 27 de outubro foi realizada a primeira festa missionária no CJS. Os adolescentes e jovens, repartidos em cinco grupos, como símbolo dos cinco continentes, prepararam comidas típicas, danças e peças teatrais tradicionais dos vários lugares do mundo.
Tudo isso foi realizado numa atmosfera cultural bem animada. Cada grupo realizou uma barraca ou um monumento típico, por exemplo o grupo da Europa construiu uma Tour Eiffel de madeira, dançou uma valsa e preparou a clássica macarronada italiana; a África preparou uma pirâmide, dançou uma típica dança tribal e encenou uma lenda sobre o nascimento do sol; os jovens da Ásia prepararam um prato bem típico do Japão: o Sushi… os outros grupos fizeram a mesma coisa, quem uma dança, quem um teatro…todos tentaram e, conseguiram, mostrar para os colegas um pouco da cultura do próprio continente.
É claro também que todos estavam vestidos com roupas tradicionais, das africanas às gueixas japonesas, dos aborigenos australianos aos samurais.
Foi uma experiência interessante porque os adolescentes se prepararam para a festa pesquisando, lendo, estudando aspectos dos vários paises para poder representar tudo o que aprenderam.
Sem duvida foi uma festa diferente, mas com certeza foi uma festa que nos ajudou a refletir sobre as diferencias culturais que existem entre os povos, e a entender que também se diferente todos temos tradições e historias que tem que ser respeitadas.