– Por Sintonia Online –
A Obra Salesiana presente em Joinville, SC acolheu, no domingo, dia 5 de agosto o 10º Sucessor de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime acompanhado do Inspetor Salesiano P. Asídio Deretti, salesianos e Família Salesiana dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, além de um numeroso grupo de jovens que vieram para saudar Dom Bosco na figura do P. Ángel.
Logo pela manhã a alegria tomou conta do Centro Educacional Dom Bosco, com a apresentação de números de mágicas, feitas pelo ex-aluno salesiano de Campo Grande, Mágico Zimmermann.
Às 10h30m iniciou a celebração eucarística, na Igreja Santo Antônio, presidida pelo Reitor-Mor. Na saudação inicial, o Inspetor Salesiano, P. Asídio acolheu o Reitor-Mor, dizendo que se sentisse bem em família, em casa, com muita simplicidade. Na homilia o P. Ángel lembrou que a Família Salesiana tem uma grande missão, a de tornar Dom Bosco vivo e presente nos dias de hoje, acolhendo, de forma preferencial os jovens pobres e mais necessitados.
Nesta celebração o Reitor-Mor recebeu novos membros da Família Salesiana, que prestaram a promessa, quer como membros da Associação de Maria Auxiliadora, quer como Salesianos Cooperadores, das diversas Obras do Paraná e de Santa Catarina.
Após a celebração, houve a sessão solene da entrega da Medalha do Mérito Salesiano a diversas pessoas que colaboraram com a Obra Salesiana em Santa Catarina e no Paraná. Foi realizada no Centro Social Dom Bosco e contou com a presença do Reitor-Mor, P. Ángel F. Artime, do P. Asídio Deretti, Inspetor Salesiano, do P. Natale Vitali e do Diretor Executivo da Obra Social, Diácono Adalberto César Inácio. Receberam a medalha do Mérito Salesiano as Senhoras e Senhores Ivone Rebello, Áurea Salete Moser Nunes, Afonso Busarello e Michael Könen pela Obra do Parque Dom Bosco e Colégio Salesiano de Itajaí (SC); Riolanda Conceição Fachini Cavilha, Orly Kisnner e Nilva Maria Govato Zanella pela Obra de Rio do Sul (SC); Helena Dzurza, Szymundo Grochevicz e Ana Ferreira de Oliveira Ribeiro pela Obra de Guarapuava, (PR).
Em seguida a Cia de artes Dom Bosco encenou um resumo da vida de Dom Bosco, terminando com a entrega de um quadro de Dom Bosco singular: nele aparece a imagem de Dom Bosco e sobre ela a fotografia do Reitor-Mor, qual novo Dom Bosco.
Na parte da tarde houve um Oratório Festivo. Os jovens se espalharam pelas quadras, para diversos jogos. Também houve uma apresentação artística com o P. João Carlos Ribeiro, cantando músicas da sua autoria. Finalizando a visita, o Reitor-Mor deu o “Boa tarde” a todos os participantes do evento, animando a todos a prosseguirem no caminho da realização da missão salesiana, sendo Dom Bosco presente, hoje, no meio dos jovens, principalmente aqueles que mais necessitam da atuação salesiana. Depois deste ato, foram tiradas as fotos oficiais com as diversas delegações dos Estados do Paraná e de Santa Catarina.
Fonte: boletimsalesiano.org.br