EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Festa de São Domingos Sávio

Caros irmãos, saudações fraternas!

Hoje, celebramos a Festa de São Domingos Sávio, Padroeiro da nossa Inspetoria. Certamente nas nossas comunidades celebramos este momento com o destaque que ele merece.

As celebrações do “Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco” (1815-2015) e do “Centenário da Presença Salesiana na Amazônia” (1915-2015), iluminam ainda mais a figura deste “pequeno grande Santo”. Nele enxergamos a força e a delicadeza da graça de Deus que molda os corações daqueles que se deixam guiar pela alegria do Encontro com o Senhor.

Olhando para a vida de Domingos Sávio descobrimos os apelos de Deus para que a exemplo de Dom Bosco sejamos “com e para jovens”, ao mesmo tempo que sentimos o chamado urgente para qualificar e significar sempre mais a nossa presença educativo-pastoral.

O encontro do pré-adolescente Domingos Sávio com o sacerdote João Bosco foi marcante! Teve início naquela ocasião, em que Dom Bosco visitava a sua terra natal, uma “verdadeira pedagogia do encontro”. Um pré-adolescente, um adulto; um educando, um educador; um discípulo, um mestre: dois santos!

Daquele primeiro momento em que Dom Bosco passava a conhecer um pouco mais a pessoa e coração de Domingos nasce um desejo e um compromisso. Da parte de Sávio o desejo de “se deixar conduzir para fazer da sua vida uma oferta agradável a Deus” e da parte de Bosco, o compromisso de ajudá-lo como educador e amigo nessa tarefa. Tudo de modo muito simples e inserido dentro da profundidade do cotidiano. Ao encontro com Deus, sem exageros e com uma espiritualidade do dia-a-dia, mas nem por isso desprovida de sólidos fundamentos, Dom Bosco indica a Domingos um outro itinerário importante: tornar-se “apóstolo entre os seus companheiros”. Domingos entendeu bem a orientação e impulsionado pela força da graça fez uma caminhada estupenda.

Sem sombra de dúvidas, a experiência do encontro de Dom Bosco com Domingos Sávio explicita com veemência o tema da Estreia deste ano: “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens”! Primeira grande mensagem do novo Reitor-Mor, P Ángel Artime que não se cansa de afirmar desde que assumiu o serviço como X Sucessor de Dom Bosco: “tenho a firme convicção de que serão os jovens pobres que vão nos salvar”.

Tendo a festa do nosso Padroeiro como foco e em sintonia com a Estreia, penso que este é um convite para redescobrirmos sempre mais a centralidade dos jovens no nosso carisma e na nossa ação educativo-pastoral. Centralidade no sentido de que estamos a serviço deles e para eles. O CG 27, afirma ainda que eles “são a nossa sarça ardente”, ou seja, Deus nos fala através deles. Estando com eles fazemos experiência do amor de Deus, da sua presença, como também dos apelos divinos que sempre aquecem a nossa vocação.

Somos ainda desafiados a olhar com “ousadia pastoral” a exemplaridade de Dom Bosco: todo e tudo para os jovens. Ele não se reservou, nem colocou à parte nada para si, mas viveu com radicalidade evangélica a sua vocação-doação: tempo, estudo, fadigas, dissabores, alegrias, projetos, recursos, criatividade, inquietude evangélica com o único fim de servir aos jovens.

“Estar com os jovens” pede que reafirmemos o método de educar e evangelizar a partir da presença. Uma presença simples, mas cativante; acolhedora e que gera protagonismo… Não é algo que fazemos, como uma estratégia, mas que é expressão clara do nosso ser como educadores-pastores. Esta experiência da presença entre os jovens é tão radical que para nós torna-se ocasião propícia para nos encontrarmos com Deus.

O que nos anima a ser como Dom Bosco, vivendo a presença entre os jovens e a doação incondicionada a eles é o amor a Deus, essência da nossa existência.

Portanto, o itinerário vivido pelo educador de Valdocco com Domingos Sávio, pode ser para nós fonte de inspiração. Mas, não devemos somente resgatar o passado com toda a sua riqueza, como também buscar respostas para o hoje, o aqui e o agora… E a respeito dos jovens de hoje? Em que eles se parecem com pré-adolescente de Riva di Chieri? Em que modo são diferentes? Na sua realidade mais profunda os jovens de hoje também têm sonhos; fazem experiência de Deus; lutam contra pequenos e grandes medos e, com certeza necessitam da presença de adultos significativos.

No transcorrer dos dias da Obra onde você está, caro irmão, Deus oferece inúmeras oportunidades de encontros com os jovens. É Ele que se achega a nós pessoa dos nossos destinatários. Essa é uma ocasião que não podemos perder! Deus nos fala na escuta da Palavra, no silêncio, na Fração do Pão, nos pátios em meio ao dinamismo juvenil.

Como dizia o P Pascual Chávez, nosso Reitor-Mor emérito, os grandes frutos dos jubileus, como os que estamos vivendo (Bicentenário e Centenário) devem ser a renovação espiritual e pastoral de cada um de nós, dos leigos comprometidos na missão, das nossas comunidades.

Estou aguardando para os próximos dias, a chegada da relíquia de São Domingos Sávio que deverá percorrer as casas da Inspetoria e das Filhas de Maria Auxiliadora (Inspetoria Laura Vicuña e Santa Terezinha). Era meu desejo que tal peregrinação se iniciasse hoje, mas infelizmente não foi possível. Proximamente será feita uma proposta de calendário. No início da “peregrinação da relíquia”, vou convidar os salesianos da área de Manaus, junto com outros membros da FS para uma celebração eucarística.

Do fundo meu coração rogo a São Domingos Sávio que continue protegendo e abençoando cada salesiano, cada jovem a fim de que possamos compreender o que Deus pede a nós.

Uma abençoada e feliz festa de São Domingos Sávio.

P Francisco Alves de Lima

Inspetor

Manaus, 06 de maio de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀