Por Pe Bira – Antonio Ribeiro
A festa de N. Sra. Maria Auxiliadora em Turim com o Reitor-Mor reuniu o grupo de delegados da Pastoral Juvenil Salesiana de alguns países da América Latina: Argentina, Brasil, Paraguay, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, América Central, Antilhas, México, Estados Unidos… com o Reitor-mor em Valdocco, Turim (Itália) – Casa mãe da Congregação, onde nasceu a Congregação Salesiana.
O Delegado da Pastoral Juvenil Salesiana tem como atribuição geral estimular na sua Inspetoria (província religiosa salesiana), entre os religiosos salesianos e leigos, a contínua consciência da finalidade fundamental da Congregação Salesiana: ser educares-pastores da juventude – a Congregação Salesiana nasceu para “Evangelizar Educando e Educar Evangelizando”.
Isso se traduz na prática em diversas atribuições específicas tais como: estimular a mentalidade projetual e pastoral na inspetoria, fomentar nas obras da Inspetoria a comunhão com a Congregação (“Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana”), estimular o protagonismo juvenil…