EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Família Salesiana em Manaus realiza a V Jornada da Espiritualidade Salesiana

A consulta da Família Salesiana (FS) de Manaus promoveu neste último domingo dia 08 de junho de 2008, a V Jornada da Espiritualidade Salesiana da FS. Participaram deste evento cerca de oitenta pessoas dos diferentes grupos presentes em Manaus: Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Ex-alunos, Ex-alunas, ADMA e Salesianos. Este evento refletiu sobre as linhas de ação da XXVI Semana da Espiritualidade Salesiana que aconteceu em Roma de 17 a 20 de janeiro deste ano tendo como tema central o estudo da Estréia 2008: “eduquemos com o coração de Dom Bosco”.

A V Jornada iniciou às 08h30 com cantos de animação dinamizados pelos pós-noviços. Após a oração inicial seguida da apresentação dos grupos participantes, o assessor, padre Antônio de Assis Ribeiro, iniciou a apresentação das linhas de ação refletindo brevemente sobre cada uma delas. Ao iniciar a apresentação comentou três exigências fundamentais que devem ser animadas para que a FS possa renovar seu testemunho de Fraternidade: a importância da Mística, o Sentido de Pertença à FS e a compreensão da FS como Movimento sócio-eclesial e apostólica. Essas premissas foram objeto de reflexão em Roma por parte do padre Adriano Bregolin.

O assessor do encontro, após sua apresentação estimulou a assembléia à reflexão em grupos dedicando atenção sobre os quatro temas mais evidenciados nas linhas de ação, a saber: a sinergia familiar, a formação, a organização e ação conjunta. As perguntas foram formuladas desta maneira: o que podemos fazer para melhorar a nossa Sinergia? O que é possível programarmos conjuntamente para aumentar nosso conhecimento de Dom Bosco e da pedagogia salesiana? O que cada grupo pode fazer para organizar sua programação na perspectiva de FS evitando “choque” de programação? O que podemos melhor promover para potencializar a nossa ação conjunta?

Antes da conclusão da plenária o assessor promoveu um breve “relax” com a assembléia mostrando fotos da XXVI Semana de Espiritualidade da FS (Roma), bem como uma apresentação com fotos e vídeos sobre iniciativas de grupos leigos da FS nas nossas diversas áreas da Amazônia.

Na área do Pará o destaque foi para a ação da Associação Damas Salesianas que inaugurou uma obra no bairro Carlos Marighela em Ananindeua, voltada para o atendimento de crianças na educação infantil, pastoral da criança e oratório salesiano aos domingos, somando um atendimento direto de mais de 350 crianças, adolescentes e jovens. Na área de Rondônia foi ressaltado o entusiasmo dos salesianos cooperadores de Candeias do Jamari que retomaram suas atividades pastorais com criatividade e alegria através do engajamento pastoral na paróquia e promoção do Oratório Salesiano que tinha sido fundado nos anos 90’, mas por motivos vários, havia desfalecido. Em Manaus evidenciou-se a presença de leigos da FSDB, CDB, ex-alunos e salesianos cooperadores, aos domingos pela manhã, no bairro (área de ocupação) Nova Vitória. Essa incipiente “experiência pastoral” sem ainda uma fisionomia concreta definida, está sensibilizando e envolvendo os leigos que dela participam para a necessidade de um compromisso sócio-eclesial mais sério e evidente em Manaus.

A V Jornada foi concluída com a Celebração Eucarística na capela do Colégio Dom Bosco. Antes da bênção, todos de mãos dadas, resumiram em uma só palavra ou frase a avaliação do evento: “alegria, esperança, sinergia, trabalho conjunto, sensibilidade sócio-eclesial, solidariedade, estudo de Dom Bosco e da Pedagogia Salesiana, animação dos leigos, partilha, é necessário compromisso, renovação, inquietude, caminho, perspectiva, espírito de família, audácia, organização…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀