EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Família Salesiana em Manaus realiza a V Jornada da Espiritualidade Salesiana

A consulta da Família Salesiana (FS) de Manaus promoveu neste último domingo dia 08 de junho de 2008, a V Jornada da Espiritualidade Salesiana da FS. Participaram deste evento cerca de oitenta pessoas dos diferentes grupos presentes em Manaus: Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Ex-alunos, Ex-alunas, ADMA e Salesianos. Este evento refletiu sobre as linhas de ação da XXVI Semana da Espiritualidade Salesiana que aconteceu em Roma de 17 a 20 de janeiro deste ano tendo como tema central o estudo da Estréia 2008: “eduquemos com o coração de Dom Bosco”.

A V Jornada iniciou às 08h30 com cantos de animação dinamizados pelos pós-noviços. Após a oração inicial seguida da apresentação dos grupos participantes, o assessor, padre Antônio de Assis Ribeiro, iniciou a apresentação das linhas de ação refletindo brevemente sobre cada uma delas. Ao iniciar a apresentação comentou três exigências fundamentais que devem ser animadas para que a FS possa renovar seu testemunho de Fraternidade: a importância da Mística, o Sentido de Pertença à FS e a compreensão da FS como Movimento sócio-eclesial e apostólica. Essas premissas foram objeto de reflexão em Roma por parte do padre Adriano Bregolin.

O assessor do encontro, após sua apresentação estimulou a assembléia à reflexão em grupos dedicando atenção sobre os quatro temas mais evidenciados nas linhas de ação, a saber: a sinergia familiar, a formação, a organização e ação conjunta. As perguntas foram formuladas desta maneira: o que podemos fazer para melhorar a nossa Sinergia? O que é possível programarmos conjuntamente para aumentar nosso conhecimento de Dom Bosco e da pedagogia salesiana? O que cada grupo pode fazer para organizar sua programação na perspectiva de FS evitando “choque” de programação? O que podemos melhor promover para potencializar a nossa ação conjunta?

Antes da conclusão da plenária o assessor promoveu um breve “relax” com a assembléia mostrando fotos da XXVI Semana de Espiritualidade da FS (Roma), bem como uma apresentação com fotos e vídeos sobre iniciativas de grupos leigos da FS nas nossas diversas áreas da Amazônia.

Na área do Pará o destaque foi para a ação da Associação Damas Salesianas que inaugurou uma obra no bairro Carlos Marighela em Ananindeua, voltada para o atendimento de crianças na educação infantil, pastoral da criança e oratório salesiano aos domingos, somando um atendimento direto de mais de 350 crianças, adolescentes e jovens. Na área de Rondônia foi ressaltado o entusiasmo dos salesianos cooperadores de Candeias do Jamari que retomaram suas atividades pastorais com criatividade e alegria através do engajamento pastoral na paróquia e promoção do Oratório Salesiano que tinha sido fundado nos anos 90’, mas por motivos vários, havia desfalecido. Em Manaus evidenciou-se a presença de leigos da FSDB, CDB, ex-alunos e salesianos cooperadores, aos domingos pela manhã, no bairro (área de ocupação) Nova Vitória. Essa incipiente “experiência pastoral” sem ainda uma fisionomia concreta definida, está sensibilizando e envolvendo os leigos que dela participam para a necessidade de um compromisso sócio-eclesial mais sério e evidente em Manaus.

A V Jornada foi concluída com a Celebração Eucarística na capela do Colégio Dom Bosco. Antes da bênção, todos de mãos dadas, resumiram em uma só palavra ou frase a avaliação do evento: “alegria, esperança, sinergia, trabalho conjunto, sensibilidade sócio-eclesial, solidariedade, estudo de Dom Bosco e da Pedagogia Salesiana, animação dos leigos, partilha, é necessário compromisso, renovação, inquietude, caminho, perspectiva, espírito de família, audácia, organização…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀