Caros irmãos e amigos,
Imploramus, Deus, clementiam tuam, ut famulum tuum sacerdotem, quem fecisti mysteriorum tuorum dispensatorem in terris, eorum facias in caelis aperta veritate nutriri.
Nosso GUERINO SARTORI cumpriu sua missão e vocação entre nós, e partiu para a casa paterna. Completaria hoje 75 anos, memória de N. S. Fátima, de quem foi grande devoto.
Dedicou sua vida à educação, à evangelização sempre com os mais simples … e distantes; nos colégios, ainda em São Paulo, depois nas missões [internatos] e na itinerância. Sempre alegre, brincalhão, mas catequista sempre, coração oratoriano, disponível para o sacramento da Reconciliação, e à solidariedade fraterna. Viveu a vida religiosa com empenho, manifestava sua preocupação diante de nossa falta de pessoal, das muitas atividades inspetoriais e da questão vocacional dos irmãos, novos e maduros.
Tive a alegria de conhecê-lo mais, nesses anos de meu inspetorado. Com ele mantinha um diálogo constante, e ele com muita frequencia vinha me pedir o "meu rendiconto" pra saber como estava o Inspetor e suas dificuldades de governo … os meus encontros e as partilhas que tive com ele foram sempre eivados de alegria e fraternidade. Sentirei saudades!
P. Sartori, nesses anos, nunca foi um bom paciente, mas no último momento cedia as orientações dos médicos, de dona Edilamar, do P. Diretor e do Inspetor. Queria a todo custo ir embora, no final de fevereiro para Santa Isabel, sua nova obediência em 2009, mas eu ouvindo o parecer dos médicos, disse pra ele … que a dedicação da missão dele em 2009 seria cuidar mais da saúde. E assim o fez … Ele sabia de seu quadro clínico, e possíveis complicações. nos últimos dias que passou conosco, na casa inspetorial, viveu num profundo silêncio!
Antes de ir para o Hospital veio conversar comigo, falou de suas esperanças, e também de medo. Mas no final me disse "vamos lá …". Recebeu a unção dos enfermos na comunidade, e celebrou o sacramento da Reconciliação pela última vez.
No domingo de Páscoa, última vez que tivemos condições de conversar e rezar. Ele se encontrava na UTI. Dizia-me que estava melhor, já tinha passado o pior … na verdade, o quadro dele depois foi se agravando cada vez mais.
Os irmãos da Inspetoria de São Paulo acompanharam, nessas últimas semanas, o itinerário de nosso Sartori, outrossim, de forma exemplar, sileciosa e constante as irmãs dele que estiveram em Manaus, irmãos e cunhados.
Nesse momento em que renovamos a nossa fé, no Cristo Ressuscitado, Vencedor da morte e de todos os males, pedimos ao Deus que acolha o nosso irmão Sartori em seu Reino de amor, e que infunda pela força de seu Espírito fé e paciência aos familiares do irmão falecido, e a nós que com ele convivemos nesses anos de Amazônia salesiana!
P. Guerino Sartori será sepultado em São Paulo, no jazigo dos salesianos.
Que a Virgem de Fátima interceda por nós, e nós ajude a fazer sempre a vontade de seu Filho Jesus!
Fraternalmente,
P. Damásio Medeiros
5 comentários em “Falecimento do Pe. Sartori”
Fui interno da Cidade dos Meninos em Jundiaí, tive a felicidade de ter o padre Sartori, como ele gostava de ser chamado, como diretor em 1978. Me lembro que voltávamos para o colégio aos domingos à tarde e após o jantar , nos intervalos, ele realizava vários eventos para que nos sentíssemos acolhidos e para finalizar após os intervalos, tinha peças de teatro e um show de mágica, nós adorávamos. Uma das coisas que ele mais gostava eram as cobras e de realizar acampamentos. Saudades que sua alma esteja ao lado de Deus e de Nossa Senhora de Fátima
Tive a oportunidade de conviver com ele os melhores anos de minha vida no Instituto Salesiano São Francisco – Dom Bosco da Mooca.
Foi um exemplo de sacerdote no desapego das coisas materiais, sempre nos ensinando a trilhar o caminho espiritual, deixou e sempre deixará saudades na Mooca.
Que Deus o receba de braços abertos e nossa Senhora de Fátima o conduza ao lugar de paz.
Adeus Pe. Guerino Luiz Sartori
Foi e sempre será , aquele Padre amigo , companheiro , gostava de pescar
de participar com a Juventude , revolucionou o Salesiano da Mooca
Abraços
Teca
Este Pe. Foi diretor do Colégio Interno Cidade dos Meninos em Jundiaí?
grato,
Antonio
Antonio, o Pe. Sartori era da Inspetoria de São Paulo, possivelmente viveu na casa mencionada por você. Vamos conferir este dado e até o fim da semana podemos confirmar com mais certeza!