EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Falecimento do Pe. Sartori

Caros irmãos e amigos,

Imploramus, Deus, clementiam tuam, ut famulum tuum sacerdotem, quem fecisti mysteriorum tuorum dispensatorem in terris, eorum facias in caelis aperta veritate nutriri.

Nosso GUERINO SARTORI cumpriu sua missão e vocação entre nós, e partiu para a casa paterna. Completaria hoje 75 anos, memória de N. S. Fátima, de quem foi grande devoto.

Dedicou sua vida à educação, à evangelização sempre com os mais simples … e distantes; nos colégios, ainda em São Paulo, depois nas missões [internatos] e na itinerância. Sempre alegre, brincalhão, mas catequista sempre, coração oratoriano, disponível para o sacramento da Reconciliação, e à solidariedade fraterna. Viveu a vida religiosa com empenho, manifestava sua preocupação diante de nossa falta de pessoal, das muitas atividades inspetoriais e da questão vocacional dos irmãos, novos e maduros.

Tive a alegria de conhecê-lo mais, nesses anos de meu inspetorado. Com ele mantinha um diálogo constante, e ele com muita frequencia vinha me pedir o "meu rendiconto" pra saber como estava o Inspetor e suas dificuldades de governo … os meus encontros e as partilhas que tive com ele foram sempre eivados de alegria e fraternidade. Sentirei saudades!

P. Sartori, nesses anos, nunca foi um bom paciente, mas no último momento cedia as orientações dos médicos, de dona Edilamar, do P. Diretor e do Inspetor. Queria a todo custo ir embora, no final de fevereiro para Santa Isabel, sua nova obediência em 2009, mas eu ouvindo o parecer dos médicos, disse pra ele … que a dedicação da missão dele em 2009 seria cuidar mais da saúde. E assim o fez … Ele sabia de seu quadro clínico, e possíveis complicações. nos últimos dias que passou conosco, na casa inspetorial, viveu num profundo silêncio!

Antes de ir para o Hospital veio conversar comigo, falou de suas esperanças, e também de medo. Mas no final me disse "vamos lá …". Recebeu a unção dos enfermos na comunidade, e celebrou o sacramento da Reconciliação pela última vez.

No domingo de Páscoa, última vez que tivemos condições de conversar e rezar. Ele se encontrava na UTI. Dizia-me que estava melhor, já tinha passado o pior … na verdade, o quadro dele depois foi se agravando cada vez mais.

Os irmãos da Inspetoria de São Paulo acompanharam, nessas últimas semanas, o itinerário de nosso Sartori, outrossim, de forma exemplar, sileciosa e constante as irmãs dele que estiveram em Manaus, irmãos e cunhados.

Nesse momento em que renovamos a nossa fé, no Cristo Ressuscitado, Vencedor da morte e de todos os males, pedimos ao Deus que acolha o nosso irmão Sartori em seu Reino de amor, e que infunda pela força de seu Espírito fé e paciência aos familiares do irmão falecido, e a nós que com ele convivemos nesses anos de Amazônia salesiana!

P. Guerino Sartori será sepultado em São Paulo, no jazigo dos salesianos.

Que a Virgem de Fátima interceda por nós, e nós ajude a fazer sempre a vontade de seu Filho Jesus!

Fraternalmente,

P. Damásio Medeiros

5 comentários em “Falecimento do Pe. Sartori”

  1. João Moacir de Souza

    Fui interno da Cidade dos Meninos em Jundiaí, tive a felicidade de ter o padre Sartori, como ele gostava de ser chamado, como diretor em 1978. Me lembro que voltávamos para o colégio aos domingos à tarde e após o jantar , nos intervalos, ele realizava vários eventos para que nos sentíssemos acolhidos e para finalizar após os intervalos, tinha peças de teatro e um show de mágica, nós adorávamos. Uma das coisas que ele mais gostava eram as cobras e de realizar acampamentos. Saudades que sua alma esteja ao lado de Deus e de Nossa Senhora de Fátima

  2. Luiz Antonio Pizzirusso (Pinguim)

    Tive a oportunidade de conviver com ele os melhores anos de minha vida no Instituto Salesiano São Francisco – Dom Bosco da Mooca.

    Foi um exemplo de sacerdote no desapego das coisas materiais, sempre nos ensinando a trilhar o caminho espiritual, deixou e sempre deixará saudades na Mooca.

    Que Deus o receba de braços abertos e nossa Senhora de Fátima o conduza ao lugar de paz.

    Adeus Pe. Guerino Luiz Sartori

  3. Daniel Sessa Sobrinho

    Foi e sempre será , aquele Padre amigo , companheiro , gostava de pescar

    de participar com a Juventude , revolucionou o Salesiano da Mooca

    Abraços
    Teca

    1. Antonio, o Pe. Sartori era da Inspetoria de São Paulo, possivelmente viveu na casa mencionada por você. Vamos conferir este dado e até o fim da semana podemos confirmar com mais certeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀