EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Fala do Reitor-Mor encerra a reunião da Presidência Mundial dos Ex-alunos

(Roma: 10 de julho de 2005:)

A fala do Reitor-Mor dos salesianos, P. Pascual Chávez, que encerrou ontem o encontro da Presidência Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, feita no Salesianum desde 7 de julho, foi o momento mais importante do dia de trabalho. Os temas principais tocados em sua exposição foram: identidade do ex-aluno; papel da Presidência Confederal; valor do Estatuto Confederal.

Insistiu de modo especial o P. Chávez no conceito de que os ex-alunos de Dom Bosco são membros da Família Salesiana em força da educação recebida, e nela representam o único caso pelo qual podem eles também pertencer a religiões diferentes. Os ex-alunos, além disso, devem viver os valores e partilhá-los, a fim de serem “bons cristãos e honestos cidadãos”, segundo quanto desejava Dom Bosco, tendo como campo específico de missão a “Família” (centro entre outras coisas, da Estréia para 2006, do Reitor-Mor para a FS – Família Salesiana).

Eles devem desenvolver os talentos recebidos, sendo pessoas oportunamente educadas, profissionalmente qualificadas e socialmente empenhadas, quais “cidadãos ativos”. Em cada associação, relembrou, é preciso promover a ‘Integração’ e a ‘Formação’; favorecer a ‘união’ para se ter mais força; e ter um plano estratégico e projetual para propor e atuar. Por isso, deve especialmente a Presidência Confederal assumir um papel de ‘Animação’ e de ‘Governo’, tendo como referência as Federações Nacionais. Sobre o Estatuto, enfim, para o que a Junta da Confederação Mundial, a mandato da assembléia já deu início ao processo de revisão, o Reitor-Mor acrescentou que é “necessário que a lei e as regras estejam a serviço da pessoa, a fim de poder responder melhor aos diferentes desafios que a época moderna reclama nos específicos campos de ação dos ex-alunos”.

O Reitor-Mor concluiu a sua exposição agradecendo a todos pela presença e empenho prodigalizados nesta reunião confederal, agradecendo outrossim às famílias de proveniência. Especialmente tornou manifesto que em cada casa salesiana os ex-alunos/as devem sentir-se como na própria casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀