EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Faculdade Salesiana realiza seu I Congresso de Educação

Cerca de 640 professores, coordenadores e diretores de diversas instituições do Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará estiveram no último fim de semana nas dependências da Faculdade Salesiana prestigiando o I Congresso de Educação promovido por esta universidade. Na ocasião, foram realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas, mini-cursos e exposições que desenvolveram o tema “Identidade e profissionalismo docente diante da complexidade do real”, que objetivava refletir sobre as práticas educacionais contemporâneas. Os professores Fernando Becker, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Kátia Smole, do Instituto Mathema, de São Paulo (SP), foram os educadores convidados do congresso.

A programação teve início na sexta-feira à noite, com o momento cultural comandado pela dupla Candinho e Inês. Em seguida, a professora Kátia Stocco Smole ministrou a palestra “A identidade e os pilares da formação docente”, na qual abordou as dificuldades encontradas pelos educadores para exercer seu trabalho. No sábado pela manhã, o evento teve continuidade com a palestra “Escola, aprendizagem e conhecimento”, de responsabilidade do professor Fernando Becker.

Ainda na manhã de sábado, Becker e Kátia participaram da mesa-redonda “A complexidade do real e o profissionalismo docente em sala de aula”, mediada pelo professor Evandro Ghedin e que também foi seguido por um debate.

À tarde, foram realizadas 8 oficinas e 11 mini-cursos, que tiveram a participação de 442 inscritos. Além disso, foi realizada também a I Mostra Interdisciplinar do curso de Pedagogia, na qual 174 acadêmicos expuseram vídeos, banners, cartazes e jogos baseados na obra de Jean Piaget.

A professora coordenadora do curso de Pedagogia, Isabel Fernandes, afirmou que o Congresso atingiu os objetivos propostos: “Conseguimos promover momentos de reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência, que é o que queríamos. Além disso, acredito que todos os participantes saíram daqui com novas análises, reflexões e perspectivas sobre a atividade em sala de aula”, disse.

Mais informações sobre o Congresso – além de mais fotos – podem ser obtidas no site da FSDB (www.fsdb.edu.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀