Trazer para a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) as reflexões alusivas à Semana da Consciência Negra foi o objetivo de uma programação ocorrida na noite de segunda-feira, dia 19, no auditório da instituição. Coordenado pela professora Arlete Anchieta, do curso de Serviço Social, o evento contou com a presença de militantes do movimento negro de Manaus e estudiosos do assunto para socializar experiências de Educação para a Diversidade. Na ocasião, foi realizado ainda o lançamento do mapa social Comunidade Negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro.
A programação teve início com a apresentação de alunos da Escola Estadual Senador João Bosco de Lima, que entoaram o Hino Nacional e representaram, por meio de bandeiras e indumentárias, alguns países africanos; em seguida, foi realizada uma socialização de experiências com a presença da filósofa Dulcilene Batista, do mestrando em Sociedade e Cultura da Amazônia Emanuel Farias Júnior, e do militante social Henrique Melo, entre outros.
O evento fez parte de uma extensa programação promovida pelo Fórum Permanente dos Afrodescendentes do Amazonas (Fopaam) e que comemora, a nível local, a Semana Nacional da Consciência Negra. Palestras, socialização de experiências e reflexões sobre a presença do negro na Amazônia ainda vão ocorrer até o fim da semana em outros locais em horários diversos. Mais informações podem ser obtidas no site www.fopaam.amazonida.com.