EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Face a face e sem a boca de ferro

Manaus/AM – No mês de Maio, os Pré-Noviços, em parceira com o Setor de Pastoral do CDB-Leste-Manaus, iniciaram uma nova experiência entre os alunos: um diferente formato para o tradicional “bom dia”, o que foi denominado “Dia Presencial”.

A linguagem usual era o bom dia feito através do serviço de som, comum para todas as turmas, realizado desde a sala de som. A reflexão conjunta entre Pré e a Pastoral mostrou que este sistema é muito impessoal, frio, não favorece a comunicação; em sala, poucos escutam, muitos conversam e a mensagem se perde; o bom dia pelo som serve para dar avisos, informações gerais, mas não para transmitir uma mensagem religiosa para a vida, onde a expressão corporal de educador é fundamental, para credibilidade ou não da mensagem transmitida.

As primeiras experiências do bom dia presencial aconteceram em abril, no auditório para uma grande turma. Os Pré apresentaram uma cena cômica que levava à reflexão sobre o fenômeno do “bulling”. Em maio, o novo formato foi a presença de cada pré-noviço fazendo o bom dia numa determinada turma, diretamente para os alunos. Os temas abordados lembram o cotidiano de Nossa Senhora, como uma mulher judia, esposa e mãe.

As primeiras reações mostram o valor desta mensagem ouvida e visualizada de forma direta, numa comunicação mais relacional. O Setor Pedagógico elogiou a iniciativa, dado a repercussão positiva entre os professores e alunos. O serviço do bom dia presencial é mais um fruto da parceria entre o Pré-Noviciado (formandos, o assistente Marcelo e o padre Bené) e o Setor de Pastoral do CDB. Tudo combinado nas reuniões entre os dois grupos.

Um próximo passo: a participação dos professores e outros educadores, num dos dias do bom dia presencial. Tal experiência concretiza orientações recebidas pelos formandos nas aulas internas de “Expressão” e de “Comunicação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀