EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Exposição mostra encantos da Amazônia

O Colégio Dom Bosco realizou no dia 26 a exposição “Os Povos da Amazônia e seus Encantos”. O evento foi promovido pelos alunos do sexto ao oitavo anos e apresentou os resultados das diversas atividades desempenhadas até agora. O projeto original, que recebe o mesmo nome da exposição, tem o objetivo de valorizar, difundir e disseminar as informações sobre a realidade em que vivem os povos da Amazônia, assim como, sua cultura e as diferenças sociais.


“Os alunos pesquisaram, conheceram e agora vão expor seus aprendizados. É a culminância do projeto. A fase em que eles irão mostrar tudo que aprenderam”, disse a coordenadora Margareth Brasil. Foram três trimestres de atividades envolvendo todas as disciplinas. Na primeira etapa, os alunos pesquisaram sobre as plantas, ervas, frutas e animais da região amazônica. Na segunda, realizada em maio, foi a vez de vivenciar o que eles pesquisaram na fase anterior. Para isso, foram agendadas visitas ao Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Bola da Suframa.


A programação foi variada e incluiu apresentações de danças, da peça teatral “A Grande Maloca”, portifólio de plantas e exibição de álbuns gastronômicos, com receitas regionais que os alunos trouxeram de casa. As melhores foram premiadas e servidas ao público participante da exposição. Havia desde brigadeiro de açaí, doce da entrecasca do maracujá até pirarucu grelhado com mel e creme de tucumã, entre outras iguarias da culinária amazonense.



A preocupação com o meio ambiente não foi esquecida pelos organizadores do projeto. Os alunos receberam mudas de plantas e foram orientados a plantá-las e acompanharem o seu crescimento. Eles relataram a experiência de plantar uma árvore e fotografaram passo a passo o desenvolvimento. A questão ambiental é uma necessidade de sobrevivência, por isso, a pedagogia salesiana aborda o assunto com atenção, visando despertar desde cedo em seus alunos a consciência pela preservação e por uma vida sustentável, inserindo-o ao meio como ser integrante, dependente, transformador e com atitudes de conservação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀