EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Ex-aluno participará de ato central na JMJ

Porto Velho/RO – Participar de uma Jornada Mundial da Juventude pra mim, sempre foi um sonho. Um sonho que está muito próximo de se concretizar. Quando iniciamos nossa preparação em Porto Velho em meados de abril do ano passado, não imaginava o quanto seria importante para o meu crescimento. Nessa mesma época os jovens dos mais diversos movimentos da igreja católica, eram convocados pelo arcebispo, para participar de uma reunião com vista a discutir a criação do Setor Juventude, baseado no documento 85 da CNBB. Na época, fui enviado pelo Pe. Antônio, Pe. Jefferson e Pe. Sinval para representar a Juventude Salesiana de Porto Velho.

A experiência foi incrível. Diversos carismas trabalhando em uma mesma pastoral de conjunto. Paralelamente ao trabalho com a Juventude Salesiana, havia que me dedicar agora, também a essa nova missão na arquidiocese. No final do ano passado, com uma meta de estruturação do Setor Juventude, foi eleita a primeira coordenação, para que atuassem em conjunto com os representantes de bases. Na oportunidade, foram eleitos dois jovem da Pastoral da Juventude, dois jovens do Ministério Jovem/RCC e dois jovens da Articulação da Juventude Salesiana. Com uma grata alegria, eu e o jovem Cleberson Clinton, jovem salesiano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, passamos a integrar a Coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Velho.

Enquanto isso, nas nossas bases, nossa coordenadora do grupo da JMJ, Prisma Inácio, também da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, juntamente com um grupo de 55 jovens e 15 assessores, realizavam diversas atividades afim de prepará-los para vivenciar de maneira profunda a JMJ. Além disso, dezenas de campanhas com intuito de arrecadações de fundos, eram realizadas.

Em maio desse ano, tive uma grata alegria. Fui convidado para participar do Encontro Continental do Movimento Juvenil Salesiano, que ocorre entre os dias 18 e 21 de julho, no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói. Estarei lá como um dos representantes da nossa Inspetoria São Domingos Sávios. Será um momento importante para debatermos as diretrizes do nosso movimento, a partir da troca de experiências, com realidades tão diferentes.

No dia 24 de julho, nós jovens salesianos, teremos um momento muito especial. No Encontro Mundial do Movimento Juvenil Salesiano, estará entre nós, Pe. Pascual Chávez, o reitor-mor dos salesianos. Só de pensar em estar no mesmo lugar do “Sucessor de Dom Bosco”, meu coração já transborda de alegria.

Há aproximadamente quatro semanas atrás, tivemos a notícia que nosso Arcebispo, Dom Esmeraldo, indicaria um jovem para representar a arquidiocese de Porto Velho, durante a JMJ. Então, Pe. Jaime, coordenador arquidiocesano de Pastoral, solicitou que a Coordenação do Setor Juventude, encaminhasse três nomes de jovens para a possível indicação. Foi enviado então os seguinte nomes: David Mourão (AJS), Deivisson Souza (PJ) e Karoline Monteiro (MJ/RCC).

Estava muito feliz com aquilo. Tinha e tenho a plena convicção de que os outros dois jovens representariam muito bem nossa arquidiocese. A minha felicidade nessa caminhada já estava completa. Eis que então, na última sexta-feira, abro um e-mail, que dizia o seguinte:

“Prezado David Mourão,

É com entusiasmo que nos aproximamos da grande festa da juventude católica mundial que será o encontro de todos nós com o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro! Diante disto, é com grande alegria que informamos que seu nome foi indicado pela Comissão para Juventude da CNBB para compor o lugar dos Atos Centrais no Campus Fidei em Guaratiba, junto com o Santo Padre.”

Naquele momento, meu coração se encheu de alegria e lembrei de tantos padres salesianos que passaram pela minha vida. Pe. João Carlos Isoardi, Pe. Sérgio Lúcio, Pe. João Benedito, Pe. José Maria, Pe. Benedito Gualberto, Pe. Gennaro Tesauro Pe. Jefferson Luiz, Pe. Daniel Cunha, Pe. Antônio Carlos, Pe. Sinval Marques e Pe. Reginaldo Barbosa. Todos eles de alguma forma, contribuíram significativamente para essa minha caminhada.

Agradeço também aos meus amigos de coordenação do Setor Juventude, em nome da nossa coordenadora, Karoline Monteiro, a equipe de coordenação de pastoral, na pessoa do Pe. Jaime Guberti e a nosso querido Dom Esmeraldo, que tem contribuído tanto na missão de EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE.

Estar diante do Papa que com a sua humildade, traz um sopro de renovação para a nossa igreja é uma das maiores alegrias que um cristão pode ter. É a maior alegria que eu terei na minha vida.

Finalizo esse texto reproduzindo um trecho da mensagem que enviei a minha base, que são os jovens salesianos de Porto Velho, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Colégio Dom Bosco e Centro Salesiano do Menor: “Estarei lá junto ao Papa representando os movimentos juvenis da nossa arquidiocese, a PASTORAL DA JUVENTUDE, o MINISTÉRIO JOVEM/RCC, o MOVIMENTO FOCOLARES, O NEOCATECUMENATO, mas sobretudo vocês, JOVENS SALESIANOS, que levam a frente a missão de Dom Bosco, de fazer dos jovens: “BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS”!

David Mourão Lopes

Jovem Salesiano

Ex-Aluno de Dom Bosco

Aspirante à Salesiano Cooperador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀