EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

EVANGELIZAR EDUCANDO E EDUCAR EVANGELIZANDO

Por Pe Antonio de Assis Ribeiro (Pe Bira) –

Hoje participei da conclusão da Semana Pedagógica de uma importante Instituição Educacional Salesiana em Manaus, o Pró-Menor Dom Bosco, uma escola de Educação Profissional. Foi-me pedido para refletir com os educadores sobre a relação entre “Educação e Evangelização”. É um tema muito querido para a Pedagogia Salesiana, alicerçada da educação preventiva!

Evangelização e educação é um binômio (dois nomes, duas palavras) inseparáveis para a Educação Salesiana. Aliás, é um distintivo da educação cristã católica! Trata-se de uma síntese da promoção integral da pessoa humana; educar na perspectiva católica quer dizer estimular o desenvolvimento integral da pessoa humana, promovê-la na sua totalidade de ser corpo e alma.

Hoje em dia vivemos numa sociedade onde a educação, em muitos contextos, está sendo refém de interesses políticos, governistas e econômicos. Por outro lado, sentimos também uma forte pressão de ideologias reducionistas, tecnicistas, materialistas, utilitaristas na gestão educacional que põe em risco a perda da visão da totalidade das dimensões a pessoa humana.

A Escola Católica, por sua natureza sensível aos valores humanos, éticos e religiosos, tem uma grande contribuição a dar para a renovação da sociedade. Para isso deve sempre zelar pela inseparável relação entre educação e evangelização.

A fonte dessa preocupação em dupla dimensão horizontal e vertical, vem da composição do ser humano; ele é corpo e alma, matéria e espírito, célebro e mente! Assim, educar não é simplesmente instruir, mas sim preparar o educando para a Vida com todas as suas exigências e potencialidades.

Significado: “Evangelizar Educando e Educar Evangelizando”
Significa que a educação não deve falar só de coisas técnicas; significa não reduzir o ato de educar ao de instruir; significa não preocupar-se só com as questões materiais e com o sucesso neste mundo, mas com as atitudes éticas!

Significa não perder de vista que a coisa mais importante neste mundo não é o sucesso e a riqueza, mas a felicidade que vem da alma e, a plenitude, não está neste mundo, mas na salvação eterna! Significa que na educação também há espaço para Deus, fonte de toda inteligência!
Significa que a educação deve tocar a consciência humana, atingir o coração, transformar a mente das pessoas! Significa que a educação deve falar de superação dos desafios culturais, mas também deve estimular a busca do bem, a vivência da Paz e a paixão pela Verdade, justiça, a honestidade!

Significa que educar é estimular a capacidade de Amar a Deus, o próximo, a natureza, a instituições sociais! Educar evangelizando significa que o educador deve exercitar-se na capacidade de “tirar lições de tudo” para os seus educandos! Professor seco não educa, só instrui!
Para o bom educador católico “educar e evangelizar” significa não reduzir sua missão em sala de aula à pura transmissão de informações, mas quer dizer também falar de valores morais, de cidadania, da importância do bem, da paz e da justiça! Não há somente a disciplina da matemática, mas também uma matemática da vida; há também uma química da vida; há também uma geografia da vida e assim por diante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀