EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

EVANGELIZAR EDUCANDO E EDUCAR EVANGELIZANDO

Por Pe Antonio de Assis Ribeiro (Pe Bira) –

Hoje participei da conclusão da Semana Pedagógica de uma importante Instituição Educacional Salesiana em Manaus, o Pró-Menor Dom Bosco, uma escola de Educação Profissional. Foi-me pedido para refletir com os educadores sobre a relação entre “Educação e Evangelização”. É um tema muito querido para a Pedagogia Salesiana, alicerçada da educação preventiva!

Evangelização e educação é um binômio (dois nomes, duas palavras) inseparáveis para a Educação Salesiana. Aliás, é um distintivo da educação cristã católica! Trata-se de uma síntese da promoção integral da pessoa humana; educar na perspectiva católica quer dizer estimular o desenvolvimento integral da pessoa humana, promovê-la na sua totalidade de ser corpo e alma.

Hoje em dia vivemos numa sociedade onde a educação, em muitos contextos, está sendo refém de interesses políticos, governistas e econômicos. Por outro lado, sentimos também uma forte pressão de ideologias reducionistas, tecnicistas, materialistas, utilitaristas na gestão educacional que põe em risco a perda da visão da totalidade das dimensões a pessoa humana.

A Escola Católica, por sua natureza sensível aos valores humanos, éticos e religiosos, tem uma grande contribuição a dar para a renovação da sociedade. Para isso deve sempre zelar pela inseparável relação entre educação e evangelização.

A fonte dessa preocupação em dupla dimensão horizontal e vertical, vem da composição do ser humano; ele é corpo e alma, matéria e espírito, célebro e mente! Assim, educar não é simplesmente instruir, mas sim preparar o educando para a Vida com todas as suas exigências e potencialidades.

Significado: “Evangelizar Educando e Educar Evangelizando”
Significa que a educação não deve falar só de coisas técnicas; significa não reduzir o ato de educar ao de instruir; significa não preocupar-se só com as questões materiais e com o sucesso neste mundo, mas com as atitudes éticas!

Significa não perder de vista que a coisa mais importante neste mundo não é o sucesso e a riqueza, mas a felicidade que vem da alma e, a plenitude, não está neste mundo, mas na salvação eterna! Significa que na educação também há espaço para Deus, fonte de toda inteligência!
Significa que a educação deve tocar a consciência humana, atingir o coração, transformar a mente das pessoas! Significa que a educação deve falar de superação dos desafios culturais, mas também deve estimular a busca do bem, a vivência da Paz e a paixão pela Verdade, justiça, a honestidade!

Significa que educar é estimular a capacidade de Amar a Deus, o próximo, a natureza, a instituições sociais! Educar evangelizando significa que o educador deve exercitar-se na capacidade de “tirar lições de tudo” para os seus educandos! Professor seco não educa, só instrui!
Para o bom educador católico “educar e evangelizar” significa não reduzir sua missão em sala de aula à pura transmissão de informações, mas quer dizer também falar de valores morais, de cidadania, da importância do bem, da paz e da justiça! Não há somente a disciplina da matemática, mas também uma matemática da vida; há também uma química da vida; há também uma geografia da vida e assim por diante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀