EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Eu Sou Aquele que é

“Eu Sou Aquele que é” (Ex. 3,14)

O Livro do Êxodo apresenta vários nomes de Deus, dentre eles a denominação “Eu sou aquele que é”. A revelação deste nome a Moisés se deu da seguinte forma: mediante o fato da Sarça ardente onde Moises pode falar com Deus e pelo qual foi feito o interlocutor entre Deus e o povo a fim de libertar o povo da escravidão do Egito. Tirar o povo das mãos do faraó.

Sendo incumbido por Deus de Tal missão, Moisés disse a Deus: “Quando eu for aos israelitas e disser: O Deus de vossos pais me enviou até vós; e me perguntarem: Qual é o seu Nome?, Que direi?. Disse Deus a Moisés: Eu sou aquele que é. Disse mais: EU SOU me enviou até vós” (Ex 3, 13-14).


Ao se revelar como “Aquele que é” ou “Eu sou aquele que Sou”, Deus declara quem ele é e como devemos chamá-lo. Ele é, portanto, o escondido, o inefável, o Deus que se faz próximos dos homens (CIC, n. 206). Deus está falando de si mesmo e por isso afirma: eu “Eu Sou” fazendo uso da primeira pessoa. Os tradutores da setenta traduziram o termo “Ego eimi ho ôn” por “Eu sou aquele que é” cujo significado é: “Eu sou o existente”.


“Sou aquele que é”. Ele é o único Deus que tem existência real. Segundo R. de Vaux, a melhor interpretação da fórmula é: “Eu sou aquele que existe”. Javé é o Deus a Quem Israel deve reconhecer como Aquele que realmente existe. Não apresenta este fato como parte de uma metafísica da existência. No contexto do Êxodo, a Revelação do nome divino é uma proclamação a Israel dAquele com quem têm de tratar. Deus estar conclamando seu povo a sair do Egito, e promete estar com Moisés… ” (Dicionário: Novo Testamento).



O nome de Deus é Misterioso como Deus é Mistério e ao mesmo tempo um nome revelado e como a recusa de um nome (CIC, n. 206). O nome de Deus revela sua fidelidade de sempre para sempre: passado: “Eu Sou o Deus de teus pais” (Ex 3,6); Futuro: “Eu estarei contigo” (Ex 3, 12); presente: Eu Sou. Deus que se revela como “Eu Sou” é um Deus que está presente junto ao seu povo para salvá-lo (CIC, n.207).



O Evangelho de João afirma: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então Sabereis que ‘EU SOU’”. Deus é único, portanto, fora dele não há deuses. Ele transcende a história e o mundo. “A revelação do nome inefável “Eu sou aquele que sou” contém, pois, a verdade de que só Deus é” (CIC, n. 213). Deus é a Plenitude do Ser e de toda perfeição. Nele não há origem nem fim. Trata-se, portanto, de uma analogia de atribuição, pois o nome “Eu sou Aquele que é” ou “Eu sou Aquele que Sou” refere se ao próprio Deus. Como mistério foge a qualquer tentativa de conceituação.



Assim, Deus ao se revelar ao Israel como “Aquele que é”, comunica-se também, como Aquele que é: Amor e Verdade, que através de suas obras se mostrou fiel à aliança com o seu povo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀