EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ETA, FORÇA DA JUVENTUDE!

Manaus/AM – No dia 30 de Outubro, a Igreja do Brasil reuniu seus jovens para celebrar o 26ª Dia Nacional da Juventude, o DNJ. “É o evento eclesial que reúne mais jovens num único dia, no Brasil”, segundo dados da CNBB. O evento coincidiu com o encerramento da Segunda Conferência Estadual da Juventude, na qual a PJ elegeu seis de seus jovens para a delegação estadual na Conferência Nacional da Juventude; na delegação eleita, a jovem Ana Grecy Carvalho da Silva, delegada da PJ de São Gabriel da Cachoeira. O número de jovens caminhantes superou as previsões: cerca de 2 mil.

O nome SDB veio à tona nas expectativas da equipe de jovens que preparou o evento: “Com quantos padres vamos contar? Todos eles irão para a Caminhada Missionária da Arquidiocese( evento eclesial que viria acontecer na tarde do mesmo dia, em outro lugar).Talvez nem os salesianos, nossos fiéis parceiros, possam estar conosco”. Uma jovem rebateu: ”Negativo. Aqueles salesianos que me disseram que viriam conosco, eu confio neles. Aqueles, tenho certeza, que virão!” E foram os padres Bené e Daniel, cinco pós-noviços, seis pré-noviços com o assistente Marcelo e oito jovens animadores do Oratório do CESAF.

A caminhada iniciou na Bola do Eldorado, à frente da Delegacia da mulher. Para sintonizar com o tema do DNJ: “o protagonismo feminino”. O jovem assistente Marcelo dizia depois: “Que arrepio eu sentia quando os ônibus chegavam e paravam desembarcando dezenas de jovens alegres e entusiasmados!”. A cada chegada, buzinaços e assobios e palmas e abraços. Dom Mario Antônio, bispo auxiliar, proferiu as palavras de abertura da caminhada e fez uma bela bênção em estilo bem participativo. O contratado carro de som não apareceu e uma chuva ameaçava afugentar os jovens. Mas a animação foi mais forte e o som da Kombi improvisada como carro de som, foi suplantado pela alegria e aclamações dos jovens. Os Pré-Noviços levaram uma faixa alusiva ao evento.

A caminhada terminou em frente ao Ginásio Amadeu Teixeira com um show de bandas jovens. Depois, os jovens entraram no ginásio Amadeu Teixeira para o show do grupo de rap Racionais MCs. Lá se encontraram os jovens da PJ e muitos jovens participantes da Segunda Conferência Estadual da Juventude que concluía naquele mesmo dia. O momento cultural começou com uma batalha( espécie de competição) de grupos de hip-hop e os jovens cercaram o ‘tablado’ aplaudindo exibições malabarísticas. O cenário do ginásio era um mostruário de linguagens juvenis: tênis na quase totalidade,alguma sandália havaiana descontraída, bermudas e bermudões, bonés, cabelos coloridos à la Neymar, jaquetas pretas, muitas regatas coloridas exibindo músculos sarados, grupos de jovens circulando em fila indiana num ritmo de leve balanceado característico das galeras, como que marcando espaço; aqui e ali, uma droga circulando de mão e mão, na surdina. A escolha do rap foi intencional, pois é o gênero musical acolhido por toda uma geração mais informada (“hi-tech”,”online”); música que toca nas feridas das chagas sociais, muitas das quais estão exterminando adolescentes jovens, à vontade. Letras duramente críticas, até agressivas, mas menos duras do que a realidade.

Mas uma notícia vinha na contramão da alegria juvenil: a morte do jovem Francisco, assessor da PJ do Setor 10 e que morrera na manhã daquele dia, vítima de uma bala perdida.
E veio o eco do Pe. Cuevas falando que “Dom Bosco só se tornou santo por causa dos jovens, no meio dos jovens”.

Ao reencontrar, entre abraços e muita alegria, antigos maduros assessores, religiosas e leigas, coordenadores da PJ Arquidiocesana com quem trabalhou por cinco anos, o padre Bené refletia: “Depois de tantos anos afastado das estruturas de coordenação, sinto que não sou “um estranho no ninho”. Que felicidade ser salesiano!”.  Felizes os jovens que Deus colocou em nossos caminhos para facilitar nosso encontro com Ele!

Reduzida mas expressiva presença salesiana. Pequena, mas notória na alegria e no compromisso da presença entre os jovens. Dos religiosos, só salesianos e maristas. Das religiosas, muitas, algumas já de cabelos brancos. Neste encontro eclesial-juvenil, lindo, lindo foi sentir o entusiasmo dos seis pré-noviços e dos oitos jovens que estão nos primeiros passos de co-responsabilidade de animação do Oratório do CESAF, entusiasmados do início ao fim, somando com a animação, cantando, suando no meio dos jovens, não fugindo da chuva, empunhando outras faixas além da sua. Para os jovens pré-noviços, esta caminhada no DNJ talvez possa ter sido a melhor aula de salesianidade neste 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀