EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ESTUDANTES DO GERINI RECEBEM MINISTÉRIOS DE LEITORADO E ACOLITATO

Por Wellington Abreu, sdb

Neste IV Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor e jornada mundial de oração pelas vocações, 27 estudantes de teologia da UPS (Universidade Pontifícia Salesiana) da comunidade do Gerini – Roma, deram mais um passo rumo ao presbitério da Igreja. Eles receberam os ministérios de Leitorado e Acolitato.

A instituição dos ministérios aconteceu na missa vocacional, celebrada na Paroquia do Sagrado Coração de Jesus, às 19h. Presidiu a celebração e conferiu os ministérios o Vigário do Reitor Mor Padre Francesco Cereda.

Os salesianos do primeiro ano de teologia receberam o ministério do Leitorado, entre eles o estudante Wellington Abreu da inspetoria São Domingos Sávio-Manaus. Já os estudantes do segundo ano  receberam os ministérios do Acolitato.

Todos agradeceram as orações e amizades que os ajudaram e ajudam nesta caminhada, rogam a todos as graças de Deus, e pedem que continuem em oração doando a singela amizade que os fortalece.

leitorado 05   leitorado 03

Instituição de Leitores e Acólitos

 Em preparação para o sacerdócio, os estudantes, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral.

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O Acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.  Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (fonte: Cerimonial dos Bispos).

São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual fomos chamados, avançando para “águas mais profundas”, lançando suas redes.

Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.

leitorado 04   leitorado 01

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀