EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Espiritualidade, Formação e Voadeira

São Gabriel da Cachoeira-Rio Negro/Am-  Um telheiro às margens do Rio Negro, emoldurado pela floresta densa que circunda as águas escuras. Este foi o local de encontro escolhido para o grupo de 18 educadores que se reuniram para refletir e planejar o processo educativo-pastoral dos centros juvenis de São Gabriel e Iauaretê, à luz da Estréia 2014: “Apropriemo-nos da Experiência Espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica.” As nove horas de viagem na voadeira não abateram os ânimos dos educadores de Iauaretê, que, bem acolhidos pelos colegas de São Gabriel, também participaram ativamente do encontro.

augsto1Ocorrido entre os dias 12 e 15 de fevereiro, na Casa Maria Auxilidora (FMA) o Encontro Pedagógico foi uma oportunidade de reabastecer as próprias energias intelectuais e espirituais, nestes dias marcados por palestras, momentos de oração, dinâmicas, partilha e planejamento.

No primeiro dia,o Padre Antonio Carlos (sdb) animou a exposição e partilha do tema da Estreia. No segundo dia, o tirocinante S. Augusto Rodrigues (sdb) motivou a temática acerca da figura do educador salesiano, a partir da Leitura Orante do trecho evangélico do Bom Pastor. Ainda no segundo dia os educadores tiveram a oportunidade de conhecer a obra das irmãs salesianas Cunhantã- Eka Suri, que conta com oficinas de resgate da cultura indígena e com um abrigo para jovens em situação de risco, dentre outros projetos.

No terceiro dia os educadores elaboram um primeiro esboço de seu planejamento para 2014; enquanto na período da tarde participaram da oficina de Comunicação, que teve como intuito a motivação para a necessidade de visibilizar e partilhar nossa experiência pastoral. A oficina foi animada pelo tirocinante S. Augusto, que propôs algumas dicas básicas de fotografia e elaboração de textos.

Por fim, no sábado (15), o encontro foi encerrado com um dia de passeio no Sítio Dom Bosco, com missa pela manhã e dia de lazer e confraternização.

Que esta experiência de partilha e convivência anime a todos nós, salesianos e colaboradores leigos e continuar cuidando da semente que, há cem anos, vem produzindo bons frutos em nossa Amazônia, de modo especial no Alto Rio Negro.

Por P. Antonio Carlos, S. Augusto e Educadores Salesianos do Rio Negro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀