Porto Velho/RO – Aprofundando o lema e o tema do encontro nacional da AJS em setembro próximo, jovens líderes e assessores reuniram-se no dia 26 de julho no Centro Social Madre Mazzarello o encontro também fez parte dos preparativos para a ordenação sacerdotal do Salesiano Sinval Marques.
Focado na espiritualidade juvenil salesiana o encontro se desenvolveu considerando os dois grandes "vultos" desta espiritualidade: São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarelo; sem desconsiderar os caminhos que a proposta do encontro nacional, veicula: o maior dom que Deus nos doou, "A Vida".
Buscou-se o aprofundamento no sentido de que a espiritualidade juvenil salesiana sinaliza e tem em seu bojo:
1- A indicação de que somos gente de festa, e que essa festa não é uma alegria vazia, mas que brota de quem está contente com a vida…. uma alegria que nasce como expressão espontânea daquele e daquela que se sente amado e é capaz de amar, reflexo de quem se sente conatamente querido ou querida por Deus.
2- A indicação de que devemos entender a vida como vovação = Ninguém foi criado por Deus por acaso. Ele nos chamou pessoalmente à vida; nos criou para a vida …. Que queremos dignidade e plenitude de vida não apenas para nós, mas também para os outros.
3- Estão ainda incluídas na espiritualidade juvenil salesiana: A acolhida do outro, a comunhão eclesial, o amor a Maria a mãe de Deus e uma cidadania evangélica.
Chagamos à conclusão, portanto que espirtitalidade do jeito de ser salesiano é: Um acontecimento que faz a gente ter os pés no chão, o coração voltado para Deus e o braços a serviço dos irmãos e irmãs em especial os mais excluídos. É COMPROMISSO.