EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Escola teológica para leigos

Manicoré/AM – Todas as quintas-feiras das 19h às 21h, reúnem-se no salão catequético da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Manicoré 185 leigos matriculados na assim por eles denominada, “Escola Teológica”. É uma iniciativa do pároco, Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) em vista da formação permanente dos leigos. Esse empreendimento formativo se tornou uma ação conjunta envolvendo as paróquias e comunidades religiosas presentes em Manicoré.

Essa iniciativa se justifica pelo fato de constatarmos entre os fiéis leigos, de modo geral, uma significativa superficialidade no conhecimento dos principais mistérios da nossa fé, frágil conhecimento bíblico, bem como a dificuldade de interpretação da Sagrada Escritura para que possa ser assimilada e traduzida em alimento da vida espiritual.

“Essa realidade favorece que o povo viva a própria fé numa situação de pouca profundidade doutrinal, favorecendo o sentimento de inevitável insegurança religiosa. Os leigos católicos em geral, quando questionados por outras denominações religiosas que se opõem à Igreja Católica, nem sempre são capazes de defender e justificar a própria prática religiosa. Numa sociedade profundamente influenciada por tantas ideologias que contestam a fé cristã, se requer dos cristãos, a capacidade de “dar razões da própria esperança” (1Pedro 3,15), comenta o padre Bira analisando a importância dessa iniciativa.

Essa Escola Teológica tem como objetivo geral promover um contínuo processo de capacitação teológico-pastoral dos participantes através da reflexão sobre os elementos fundamentais da Doutrina Cristã Católica e suas conseqüências morais, proporcionando-lhes a possibilidade de esclarecer conceitos, tirar dúvidas e estimular os fiéis a uma participação mais viva e um engajamento mais consciente na vida da Igreja e conseqüentemente na promoção do Reino de Deus.

Participam como educadores facilitadores dessa iniciativa os sacerdotes presentes na cidade, religiosos e um leigo candidato ao diaconato que está fazendo um curso de teologia em São Paulo pela Unisal. A Escola Teológica está aberta e direcionada à formação de catequistas, lideranças das comunidades, coordenadores de grupos, líderes de movimentos sócio-eclesiais, animadores de grupos de reflexão, professores de Ensino Religioso, fiéis desejosos de aprofundar a teologia da própria fé.

Esse curso de teologia para Leigos tem duração de dois anos; nesse período os facilitadores farão aos participantes uma sintética apresentação das principais disciplinas do curso básico de teologia, a saber: sagrada escritura, cristologia, eclesiologia, sacramentária, teologia moral, bioética, moral social, escatologia e mariologia. Além disso, estão previstos vários temas a serem apresentados em forma de seminários para os quais serão convidados outros facilitadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀