EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ESCOLA TEOLÓGICA: NOVAS TURMAS

A experiência de formação teológico-pastoral sistemática dos leigos tem sido uma das grandes conquistas pastorais em Manicoré envolvendo, em ação conjunta, as duas paróquias da cidade. Com a criação da Escola Teológica abriu-se uma grande oportunidade de renovação teológica e espiritual dos leigos, bem como tem favorecido o estímulo ao desenvolvimento de um novo perfil moral dos líderes, que mais conscientes se esforçam para fazer valer o que aprenderam.

Atualmente a Escola Teológica conta com mais de 200 alunos (jovens e adultos) organizados em dois cursos: o biênio de teologia e o curso de liderança cristã e compromisso social. Ambos contam com uma carga horária de mais de 300 horas dividida em dois anos de formação. Além do conteúdo programático teórico a ser estudado em sala de aula, todos os alunos devem se comprometer com o estágio pastoral como componente obrigatório do processo de formação. Isso tem muito contribuído para a renovação dos animadores das pastorais e grupos… e a presença e fidelidade dos alunos cresceu.

O coordenador da Escola Teológica, Pe. Bira, avalia: “Vale ressaltar o significativo aumento da demanda. Quando a escola foi fundada em 2009 para iniciarmos o biênio de teologia para leigos a procura foi motivada e direcionada aos líderes, catequistas… em fim, a pessoas já engajadas na Igreja. Com a formatura da primeira turma e, consequentemente, com o renovado ardor pastoral deles, a demanda cresceu muito e ampliamos também a oferta propondo um curso de liderança voltado mais para a área sócio-pastoral. Mas muita gente de fora, pediu insistentemente para se inscrever, os aceitamos, querem formação, se comprometem em se engajar… Isso é bom”.

A jovem ex-aluna Reginalda Doce Izel da primeira turma de teologia analisa e resume sua experiência: “Antes de tudo eu quase não tinha envolvimento com a Igreja… Eu tinha muito medo dos presos e nunca tinha entrado no presídio; quando foi decidido que eu ia fazer o estágio pastoral no presídio fiquei assustada e meus colegas também, mas o pároco nos apoiou. Agora, apesar de ter concluído o estágio, continuo engajada na pastoral carcerária… e alguns colegas também! A experiência de formação e ação foi muito boa, me libertou do medo, agora posso servir esses pobres… eles sofrem muito”.

A formação da primeira turma, com 69 alunos, formada em dezembro 2010, foi reconhecida pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) concedendo-lhes o certificado de Curso de Extensão Universitária. Essa parceria reforçou a seriedade da formação e trouxe mais conforto para quem nunca tinha tido essa oportunidade. Houve uma grande publicidade positiva do curso e da FSDB.

Para os que concluíram o biênio de formação teológica foi oferecido a oportunidade de continuação da formação através da proposta do curso “Liderança cristã e compromisso social”. Disso falaremos em outra ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀