EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Escola Teológica: Novas Turmas

Manicoré/AM – A experiência de formação teológico-pastoral sistemática dos leigos tem sido uma das grandes conquistas pastorais em Manicoré envolvendo, em ação conjunta, as duas paróquias da cidade. Com a criação da Escola Teológica abriu-se uma grande oportunidade de renovação teológica e espiritual dos leigos, bem como tem favorecido o estímulo ao desenvolvimento de um novo perfil moral dos líderes, que mais conscientes se esforçam para fazer valer o que aprenderam.

Atualmente a Escola Teológica conta com mais de 200 alunos (jovens e adultos) organizados em dois cursos: o biênio de teologia e o curso de liderança cristã e compromisso social. Ambos contam com uma carga horária de mais de 300 horas dividida em dois anos de formação. Além do conteúdo programático teórico a ser estudado em sala de aula, todos os alunos devem se comprometer com o estágio pastoral como componente obrigatório do processo de formação. Isso tem muito contribuído para a renovação dos animadores das pastorais e grupos… e a presença e fidelidade dos alunos cresceu.

O coordenador da Escola Teológica, Pe. Bira, avalia: “Vale ressaltar o significativo aumento da demanda. Quando a escola foi fundada em 2009 para iniciarmos o biênio de teologia para leigos a procura foi motivada e direcionada aos líderes, catequistas… em fim, a pessoas já engajadas na Igreja. Com a formatura da primeira turma e, consequentemente, com o renovado ardor pastoral deles, a demanda cresceu muito e ampliamos também a oferta propondo um curso de liderança voltado mais para a área sócio-pastoral. Mas muita gente de fora, pediu insistentemente para se inscrever, os aceitamos, querem formação, se comprometem em se engajar… Isso é bom”.

A jovem ex-aluna Reginalda Doce Izel da primeira turma de teologia analisa e resume sua experiência: “Antes de tudo eu quase não tinha envolvimento com a Igreja… Eu tinha muito medo dos presos e nunca tinha entrado no presídio; quando foi decidido que eu ia fazer o estágio pastoral no presídio fiquei assustada e meus colegas também, mas o pároco nos apoiou. Agora, apesar de ter concluído o estágio, continuo engajada na pastoral carcerária… e alguns colegas também! A experiência de formação e ação foi muito boa, me libertou do medo, agora posso servir esses pobres… eles sofrem muito”.

A formação da primeira turma, com 69 alunos, formada em dezembro 2010, foi reconhecida pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) concedendo-lhes o certificado de Curso de Extensão Universitária. Essa parceria reforçou a seriedade da formação e trouxe mais conforto para quem nunca tinha tido essa oportunidade. Houve uma grande publicidade positiva do curso e da FSDB.

Para os que concluíram o biênio de formação teológica foi oferecido a oportunidade de continuação da formação através da proposta do curso “Liderança cristã e compromisso social”. Disso falaremos em outra ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀