EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Escola Salesiana do Trabalho: Educando para a vida

Belém/PA – Próxima de completar seus 50 anos de fundação, a Escola Salesiana do Trabalho, carinhosamente chamada de EST (abreviação de seu nome) vem ao longo do seu quase meio século de existência demostrando com maestria qual é o verdadeiro papel da educação: Educar para a vida. Com o passar do tempo descobrimos ou vamos descobrindo, sem darmos conta, que cada um de nós aprende muitas coisas na escola da vida e na universidade do cotidiano, não é por acaso que Dom Bosco nos dizia que um dos melhores lugares para se educar é no pátio, no meio da garotada. Fazer da escola um lugar de prazer é um desafio constante para os educadores. Fazer da sala de aula um lugar de bem estar, longe da pressão de adquirir conhecimento cientifico vem sendo algo cada vez mais buscado em todas as escolas (as que levam a educação a serio).

Em um ambiente escolar salesiano temos como atitude fundamental a pratica do Sistema Preventivo que exige a presença do educador junto ao educando, algo que exige motivação e qualificação para ambos. Esta proposta pedagógica desenvolvida a mais de um século por São Joao Bosco ainda e tão valida e atual, em especial devido a seus valores praticados: participação ativamente de todos os envolvidos no processo educativo; e os laços de família que se criam.

Com todos esses elementos presentes fazem da escola salesiana do trabalho ainda seja uma referencial em educação na cidade de Belém. Não que ele seja a melhor no que se diz respeito a infraestrutura em comparação a outras. Porém, apesar das suas dificuldades e limitações, esta instituição de ensino consegue desenvolver em seus alunos habilidades e competências que não ficam somente restritas a sala de aula. Valores acrescidos na vida de cada jovem que escolhe esta escola como o caminho para sua formação.

Eis um elemento importante que sobre sai e que a diferencia das demais. A pedagogia do amo. Um amor que nos leva a ética, a caridade ao zelo. Um amor que nos leva ao respeito para com o próximo que nos faz tornar melhores, não melhores dos que os outros, mas para os outros, o amor doação.

E bonito e emocionante quando adentramos na EST e vemos não somente um ambiente escolar, mas um ambiente familiar, agradável e acolhedor a quem chega. Um ambiente onde a alegria contagia não que a tristeza e a frustração não se façam presentes, contudo, aprende-se e vivencia-se que nada pode nos roubar a verdadeira felicidade que existe no coração. Confesso que nunca fui um aluno salesiano, porém, participando a dez anos da Articulação da Juventude Salesiana e trabalhando direta e indiretamente na educação de jovens é que pude perceber e comprovar a real importância da educação salesiana na vida dos jovens e de se ter uma obra de Dom Bosco à serviço da juventude.

“Aceitar o educando como ele é; dar oportunidade de deixa-lo expressar; não tolher a sua criatividade e crer na capacidade de educando…”, é assim que a Escola Salesiana do Trabalho ao longo dos seus quarenta e oito anos vem educando para a vida. Longe de ser um Slogan, é uma prática real feita no cotidiano de suas atividades dentro e fora da sala de aula . e tudo isso dentro de uma ambiente positivo e entranhado de relações pessoais, vivificado pela presença amorosa e solidaria, que é animadora e ativadora dos educadores e dos protagonismo dos próprios jovens.

Enfim, hoje agradecemos ao Pe Lourenço e ao Pe Marcelo grandes salesianos que souberam traduzir concretamente o carinho de que Dom Bosco muito falava e demonstrava. Demonstraram o afeto de forma gratuita sem por condições ou exigir retribuição, e assim, conquistaram a confiança, respeito e carinho de muitos em especial dos jovens. É por esse reconhecimento a esses dois grandes padres salesianos e pela formação de muitos jovens que a Escola Salesiana do Trabalho educa para a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀